Quando se pensa em gramática, logo se pensa em regras. Sim, a gramática compreende ao conjunto de regras que regem uma língua e é necessária para o bom funcionamento dela. No ambiente da educação, alguns torcem o nariz para o termo, isso porque a gramática aprendida na escola é algo inalcançável pelos alunos e acarreta muitas discussões sobre sua utilização. Levando em conta o que você aprendeu na disciplina de Estudos Linguísticos e Variações, explique, em um texto, o que é a Gramática Prescritiva, Descritiva e Internalizada.
Soluções para a tarefa
Levando em conta o que você aprendeu na disciplina de Estudos Linguísticos e Variações, explique, em um texto, o que é :
-a Gramática Prescritiva,
-Descritiva
-a Internalizada.
➡️➖GRAMÁTICA PRESCRITIVA
-->gramática prescritiva ou normativa serve para explicar as regras ou as normas gramaticais para que os seus usuários a utilizem, de modo adequado, nas diferentes situações de comunicação, tanto na fala como na escrita.
Ela dita as regras que devem ser respeitada e seguida por todos.
Esta gramática normativa ditar ou prescreve as nossas regras gramaticais de uma língua de forma correta .
➡️➖GRAMÁTICA DESCRITIVA
A Gramática Descritiva ou SINCRÓNICA serve para analisar os conjuntos de regras que devemos seguir , diante das variações linguísticas da nossa língua .
Esta gramática descreve o modo como uma língua funciona, como é a comunicação entre os seus falantes, analisando a sua estrutura, a sua forma , ou sua caraterística.
A gramática descritiva descreve as regras da língua falada, e sua preocupação é descrever ou explicar as línguas como elas são FALADAS .
➡️➖GRAMÁTICAS INTERNALIZADAS
A Gramática internalizada é o conjunto de regras que o falante domina .
São os conhecimentos linguísticos que possuímos com todas as regras que possui
É a linguagem usada em todas as nossas situações segundo a norma culta vigente .