Sociologia, perguntado por stefannysantiago, 1 ano atrás

Quando se observa a situação dos pobres hoje , pode-se dizer que as características de sociedades organizadas em castas e eslamentos persistem nas sociedades contemporâneas ? por que ?

Soluções para a tarefa

Respondido por solaineoliveira
6
É claro que houveram muitas transformações na sociedade, mas o conceito básico de castas ainda existe. A constituição mudou, a democracia foi implantada e tudo mais. mas a ideia de castas, que é, a sociedade dividida pelo poder aquisitivo ainda existe, todos já ouviram o termo "classe alta (classe A)" "classe média baixa" "classe média".
Pessoas pobres continuam sofrendo preconceito, conseguiram direitos que o proletariado não tinha antes, mas continuam sendo a parcela da população que é a mão de obra, que faz o serviço pesado. Não vemos um rico pegando no pesado, construindo uma casa com suas próprias mãos, ele contrata alguém de classe baixa, que precisa de dinheiro porque sustenta a sua família e não tem estudo de nível superior para conseguir um emprego em uma empresa ou prestar concursos.
A burguesia continua sendo os donos de pequenos, médios ou grandes negócios. Vemos os pequenos empresários lutando para mudar de vida, enquanto os grandes empresários estão apenas comandando a empresa toda de sua sala, no conforto.
O clero ainda é sustentado pelo povo.
Um precisa do outro. A classe baixa e média sustenta as outras, seja com impostos ou com compras e vendas, pode se dizer que a "nobreza" são os grandes empresários, que lucram com as vendas de seus produtos, mas necessitam da matéria prima vinda dos agricultores. 
A piramide ainda existe, apenas de uma forma mais moderna.
Perguntas interessantes