Quando se faz um investimento, primeiramente é preciso avaliar as fontes de financiamento necessárias para se investir. Muitas vezes a empresa tem várias fontes de financiamento para os diversos investimentos a serem feitos. Quando há várias fontes de financiamento para um determinado investimento, é preciso verificar a taxa mínima de atratividade que faz com que o projeto de investimento seja viável ou não.
Diante disso, existe uma metodologia que possibilita o cálculo desta taxa mínima de atratividade que denominamos de Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) que nada mais é do que a ponderação de cada um dos custos de capital a serem utilizados para o projeto de investimento.
Considerando a metodologia do Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), analise a situação hipotética a seguir:
Em um projeto para ampliação das atividades operacionais da Empresa Xing Ling Artigos Importados, foram necessários a utilização de duas fontes de financiamento: 76,94% de recursos dos acionistas e 23,06% de financiamento bancário. O custo do capital próprio (dos acionistas) é de 12,83% e o custo do financiamento bancário após o pagamento dos impostos é de 5,28%. Diante dessas informações, a empresa espera ter um retorno mínimo de 12% a.a., avalie, dentre as alternativas a seguir, aquela que demonstra se o aceite da ampliação das atividades é viável ou não para a empresa.
Para a resolução, considere duas casas após a vírgula como arredondamento.
Escolha uma:
a. A empresa deve aceitar a proposta, pois o custo médio ponderado de capital de 12,83% é maior que o retorno mínimo desejado pela empresa de 12%.
b. A empresa não deve aceitar a proposta, pois o custo médio ponderado de capital de 9,87% é menor que o retorno mínimo desejado pela empresa de 12%.
c. A empresa não deve aceitar a proposta, pois o custo médio ponderado de capital de 1,22% é menor que o retorno mínimo desejado pela empresa de 12%.
d. A empresa deve aceitar a proposta, pois o custo médio ponderado de capital de 18,11% é menor que o retorno mínimo desejado pela empresa de 12%.
e. A empresa não deve aceitar a proposta, pois o custo médio ponderado de capital de 11,09% é menor que o retorno mínimo desejado pela empresa de 12%.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra E
Explicação passo-a-passo:
Respondido por
0
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
cmpc = (76,94 x 0,1283) + (23,06 x 0,0528)
cmpc = 9,871402 + 1,217568 = 11,09
resposta E
Perguntas interessantes
Informática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás