Química, perguntado por leticiacampelo74, 5 meses atrás

Quando se fala em micro-organismos nos alimentos, basicamente se procura os micro-organismos com importância patogênica, pois é comum que ocorra o aparecimento de micro-organismos nos alimentos, sobretudo em alimentos in natura. Os cuidados tomados em qualquer processo de produção visam a redução na carga de micro-organismos nos alimentos. Neste contexto, um estudante de microbiologia observou a seguinte informação na literatura: “Bacilos Gram positivos, anaeróbicos estritos que apresentam flagelos peritriquios de natureza proteica que causam o botulismo. Os sintomas geralmente iniciam com náuseas, vômitos e diarreias, seguidos por constipação intestinal, e então fadiga e fraqueza muscular, acompanhados por problemas de visão (quedas de pálpebras), secura na boca e dificuldade de deglutição, o estudante estava referindo a que tipo de micro-organismo? Também ajude o estudante a fazer um breve resumo da classificação dos fungos e cite exemplo de cada um ou uma doença que pode causar.

Soluções para a tarefa

Respondido por larissaassismuosrydw
1

Resposta:

espero ter ajudado

Explicação:

c) Clostridium botulinum;

Os fungos podem ser classificados em diferentes filos. Aqui consideraremos sete filos, os quais estão descritos a seguir:

Chytridiomycota: Nesse grupo a grande maioria de seus representantes é de água doce, com poucas espécies marinhas e terrestres. Como característica mais marcante, observa-se a presença de uma estrutura de propagação no ambiente aquático flagelada (zoósporo flagelado).

Neocallimastigomycota: Esses fungos anaeróbios são encontrados, em sua maioria, vivendo no sistema digestório de mamíferos herbívoros. Produzem zoósporos não flagelados.

Blastocladiomycota: São fungos encontrados no ambiente aquático, solo e parasitando insetos. Possuem reprodução sexuada por meio da fusão de gametas e reprodução assexuada com zoósporo com apenas um flagelo.

Microsporídia: Fungos que não possuem mitocôndria e flagelos e que são parasitas obrigatórios de animais.

Glomeromycota: Esses fungos vivem em associação mutualística com as raízes de algumas plantas. Nessa associação, a planta fornece nutrientes para o fungo provenientes da fotossíntese, e o fungo absorve água, nutrientes e minerais do solo e transfere-os para a planta. Esse filo de fungos é recente e foi proposto em 2001.

Ascomycota: É o maior grupo de fungos existente. Estima-se que cerca de 75% dos fungos descritos pertençam a esse grupo, estando registradas mais de 32.000 espécies. Eles são encontrados na natureza como parasitas, saprófitos e formando líquens. Nesse grupo, observa-se a estrutura de propagação conhecida como asco, a qual possui ascósporos (esporos sexuados).

Perguntas interessantes