Quando se fala em energia para as demandas energéticas do organismo no exercício físico, do ponto de vista da nutrição, observa-se que repor os estoques com o combustível necessário para a demanda que está por vir, mas quando se fala em “estoque”, os elementos que devem estar contidos neste repositório para que a atividade seja, realmente, bem-sucedidas
Com base no trecho apresentado acima, analise as assertivas abaixo acerca dos elementos que devem estar presentes no estoque de energia do organismo e suas respectivas funções.
I. O sistema Adenosina trifosfato (ATP): Este composto, formado a partir de uma molécula de adenina, unida a uma ribose, que se une a três fosfatos inorgânicos, forma a principal fonte pronta para consumo do organismo humano e serve como uma moeda internacional para todas as células vivas.
II. O sistema Glicose: A molécula de glicose pode ser reduzida a 4 moléculas de ATP, 2 moléculas de NADH e 2 moléculas de piruvato, que poderão ser utilizadas na cadeia transportadora de elétrons e ciclo de Krebs, respectivamente, para gerar mais ATP. Após sua absorção e liberação na corrente sanguínea, porém, ela e encaminhada ao fígado, que pode armazená-la na forma de glicogênio ou é transformada em gordura. O glicogênio muscular e a glicose sanguínea podem disponibilizar mais de 130 kJ/min (32 Kcal/min) durante o exercício extremo.
III. O sistema Triacilglicerol: Uma grande parte dos ácidos graxos sintetizados ou ingeridos por um organismo podem ter dois destinos principais: a incorporação em triacilgliceróis para o armazenamento de energia metabólica ou a incorporação nos componentes de membrana celular. O destino da incorporação depende muito da necessidade de demandas orgânicas Todos os substratos advindos de carboidratos, gorduras e proteínas consumidos em excesso, em uma alimentação, podem ser convertidos na forma de triacilglicerol e serem mobilizados para o fornecimento de energia, capacitando o organismo a suportar períodos de jejum.
IV. O sistema Aminoácidos: Atualmente temos duas vertentes sobre a utilização dos aminoácidos do organismo: 1) Os aminoácidos podem ser oxidados durante o exercício. 2) O aumento da síntese proteica e necessário para reparar o dano e formar as bases das adaptações ao treinamento. Visto que os aminoácidos possuem uma importância maior na construção estrutural e metabólica do organismo e, não, necessariamente, uma fonte energética. Os aminoácidos chegam ao fígado e seguem diferentes vias metabólicas, sendo precursores de síntese proteica, principalmente de proteínas plasmáticas; eles podem atingir a corrente sanguínea e sintetizar tecidos e órgãos, biossíntese de nucleotídeos, hormônios e componentes nitrogenados no fígado e em outros tecidos.
É correto o que se afirma em:
1- 1234
2-123
3-124
4-134
5-234
Soluções para a tarefa
Resposta: alternativas I, II, III e IV
Explicação: Pag 152 e 153 do livro Nutrição Aplicada a Educação Física.
Com base no que está exposto no texto quanto aos elementos que devem estar presentes no estoque de reserva energética no orgasmo, todas as asserções estão corretas, ou seja, I, II, III e IV.
Reservas energéticas do corpo humano
O corpo humano possui fontes de reserva energética no organismo que é utilizado dependendo da situação metabólica momentânea que o mesmo se encontra.
As reservas energéticas no corpo humano podem ser encontradas na forma de carboidratos, proteínas e gorduras, assim como, fosfocreatina. Uma das mais importantes fontes e reserva de energia para funcionamento do nosso corpo, é a glicose, oriunda de alimentos ingeridos na alimentação.
Saiba mais sobre reservas energéticas do corpo humano aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/12161320
#SPJ2