Quando se fala em educar por competências ou em currículo organizado para desenvolver competências, é preciso entender antes de qualquer coisa esse cenário em que as expressões passaram a fazer parte de um discurso educacional que discutia as mudanças para os fins da educação. Nas décadas de 1980 e 1990 os relatórios produzidos por fóruns e instituições internacionais se transformaram-se espécies de tratados educacionais, com o objetivo de explicitar preocupações, orientações e diretrizes educacionais, tanto para satisfazer a opinião pública, quanto para satisfazer os especialistas da educação.
A esse respeito leia a seguir, buscando identificar quais são as lacunas:
As recomendações e o acordos firmados afetaram o modo de pensar o significado do _____________ e, também, a forma de defini-lo. A origem desta visão está, segundo em ________________________, que expôs a necessidade de diminuir a quantidade de ______________do currículo para, no lugar, procurar desenvolver ________________.
Assinale alternativa CORRETA que apresenta a sequência de palavras que completam as lacunas:
Escolha uma:
a. currículo - Philippe Perrenoud – conteúdos – competências Correto
b. projeto – Michael Foucault – matérias – habilidades
c. currículo- Dermeval Saviani – sistemáticas – sociabilidade
d. estudo – Pierre Bourdieu – conteúdos – mentalidades
e. conjunto – John Dewey – informações - empatia
Soluções para a tarefa
Resposta:
currículo - Philippe Perrenoud – conteúdos – competências
Explicação:
corrigido pelo ava
As palavras que completam as lacunas vazias são: currículo - Philippe Perrenoud – conteúdos – competências. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa A.
Quem foi Philippe Perrenoud e qual a sua teoria?
Philippe Perrenoud se caracterizou como um sociólogo, e ele defendia que cada um dos aprendizados deve ter como principal finalidade fazer com que os educandos estejam devidamente preparados para as etapas que surgem após o currículo escolar.
Perrenoud foi fundamental para que o modo de pensar o currículo fosse modificado. Para o sociólogo, havia uma necessidade em diminuir o número de conteúdos no currículo para procurar, sobretudo, o desenvolvimento das competências.
Veja mais sobre Perrenoud:
https://brainly.com.br/tarefa/20994280
#SPJ6