Quando se fala do estilo barroco no Brasil, podemos afirmar que o grande gênio, de reconhecimento mundial em esculturas é o senhor Aleijadinho? E se for, qual é o seu nome de batismo e por que ele tem esse apelido?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:O barroco no Brasil não se desenvolveu nos mesmos moldes e com a mesma relevância que nos países europeus. O estilo barroco manifesta-se tardiamente no Brasil, onde desenvolve características peculiares, tanto na arquitetura das igrejas como nas esculturas de santos.
O que se nota é a existência de alguns intelectuais que, influenciados por autores portugueses e espanhóis, conseguiram produzir, especialmente em Salvador e, em menor escala, no Recife, algumas obras com características barrocas.
O aumento da produção artística barroca no Brasil, principalmente nas áreas da pintura e da escultura, ocorreu apenas quase cem anos depois, nas cidades de Minas Gerais, no chamado Século do Ouro (XVIII), e do Nordeste; isso porque essas cidades, além de ricas, apresentavam intensa vida cultural e artística.
No estado da Bahia, por exemplo, o Barroco destacou-se na decoração das igrejas. Em Salvador (então capital da colônia), a igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das mais ricas e suntuosas do território, é um retrato desse período.
Nas cidades litorâneas, como Rio de Janeiro, Recife e Salvador, a influência da metrópole portuguesa era maior, o que fez com que o estilo guardasse fortes características europeias; em cidades mineradoras como Vila Rica (hoje Ouro Preto) ou Diamantina, isoladas pela distância e pela precariedade da comunicação, o Barroco ganhou características próprias. Traços negros e mulatos são recorrentes nas imagens de santos e pinturas de capelas e igrejas, dada a forte influência dos escravos.
espero ter ajudado !