“Quando se diz “ética”, logo vem à mente o termo “moral”. Os dois termos são sinônimos? Obviamente, não. Remetem-nos, todavia, a significações intimamente correlatas e, até mesmo, em parte, sobrepostas. Etimologicamente, embora tanto a antiga língua grega como a latina utilizem os dois termos, éthos se inscreve particularmente na cultura da Grécia clássica, enquanto o termo mos-moris inscreve-se na cultura romano-latina. A civilização latina herdou o conceito de ética do debate filosófico da Grécia clássica e preservou-lhe o sentido de reflexão teórica. Assim, ética significa, em primeiro lugar, o ramo da filosofia que fundamenta científica e teoricamente a discussão sobre valores, opções (liberdade), consciência, responsabilidade, o bem e o mal, o bom e o ruim etc., enquanto o termo mos-moris (moral) refere-se principalmente aos hábitos, aos costumes, ao modo ou maneira de viver. Assim, qualifica-se um certo hábito ou costume de virtuoso ou vicioso e um certo modo de agir ou viver de moral ou imoral”.
Fonte: NOSELLA, Paolo. Ética e pesquisa. Educação Social, Campinas, vol. 29, n. 102, p. 255-273, jan./abr. 2008. Disponível em .
Tendo em conta o texto citado acima e os conteúdos discutidos no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que analise corretamente qual a relação entre a ética e a pesquisa social:
A O conhecimento científico é politicamente neutro e a sua formulação está estritamente limitada pela realidade empírica observável. Por conseguinte, a ética acaba se tornando responsável por estabelecer limites e padrões de condutas para os cientistas.
B
O conhecimento científico não é politicamente neutro e a sua formulação está vinculada aos valores e interesses daqueles que os produzem. Por conseguinte, a ética acaba se tornando responsável por estabelecer limites e padrões de condutas para os cientistas.
C
O conhecimento científico deve ser concebido de forma abstrata e a formulação de teorias está vinculada aos valores metafísicos e metateóricos. Por conseguinte, a ética acaba se tornando responsável por estabelecer limites e padrões de condutas para os cientistas.
D
O conhecimento científico é altamente politizado, de modo que a sua formulação está relacionada com a produção normativa do consenso. Por conseguinte, a ética formulação de códigos e princípios morais na conduta da pesquisa não cabe à ética, mas sim ao Direito.
E
O conhecimento científico não é religiosamente neutro e a sua formulação está vinculada aos interesses daqueles que possuem autorização para produzi-lo. Por conseguinte, não é a ética, mas sim a moral que deve estabelecer limites e padrões de condutas para os cientistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Letra B
Explicação:
Acabei de receber a correção dessa prova, é letra B
Perguntas interessantes
Contabilidade,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás