“Quando se compara o comércio por país, observa-se que inicialmente o Brasil registrou déficits comerciais com os sócios do Mercosul, em especial com Argentina e Venezuela. No entanto, considerando os extremos da série, a situação se mostrou muito vantajosa para o Brasil nas trocas com os quatro países: as exportações aumentaram mais que o triplo do crescimento das importações entre 1990 e 2015” (CARVALHO; LEITE, 2017, p. 269).
CARVALHO, M. A.; LEITE, C. R. Economia internacional . 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
A partir do texto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O bom desempenho das exportações de commodities durante o governo Lula advém do crescimento econômico mundial, mais especificamente das economias emergentes.
Pois:
II. Decorrente da elevada dotação de recursos naturais, o que pode ter gerado maior dependência do preço das commodities para o desempenho exportador.
Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa corretada I.
Explicação:
A asserção I é uma proposição verdadeira, pois ao longo do primeiro mandato do governo Lula (2003-2006) ocorreu um forte aumento das exportações e do superávit na balança comercial do país, aumento derivado do crescimento econômico mundial, mais especificamente das economias emergentes, com a elevação do preço das commodities e ascensão dos termos de troca do país. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois esse fenômeno pode ser comum em países com elevada dotação de recursos naturais, o que resulta em maior dependência do preço das commodities para o desempenho exportador.