Quando se analisa as diferentes situações que vivenciamos no ambiente escolar, temos a convicção de que a compreensão e a produção de textos orais e escritos são essenciais para ampliar a competência comunicativa dos alunos, uma vez que estes se comunicam por meio de diferentes gêneros. Ainda hoje, sabemos que um número significativo de escolas priorizam o ensino da gramática tradicional de forma descontextualizada, o que, na maioria das vezes, não representa a realidade dos alunos, relegando a um segundo plano as práticas de leitura e de escrita dos diferentes gêneros discursivos. O texto está envolto de uma textualidade, que é um conjunto de características que condiciona a conhecê-lo, e cujos sentidos estão na interação que se materializa entre o leitor, o texto e o seu autor. Práticas essas que são norteadoras para o desenvolvimento de um trabalho com: a leitura, a compreensão, a produção de texto, a análise linguística e outras atividades linguísticas. Como fatores de textualidade, podemos mencionar a coesão, coerência, a intencionalidade, a aceitabilidade, a informatividade, entre outros.
Nesse contexto, analise as assertivas a seguir:
I. A informatividade é concebida a partir das informações que se materializam no texto, sendo esperadas ou não, previstas ou não pelo leitor.
II. Koch e Travaglia (2011 apud MACEIS, 2017) defendem que os textos com taxa muito alta de informação são considerados de difícil compreensão.
III. De acordo com Costa Val (1991 apud MACEIS, 2017), ao se elaborar um texto é viável manter um nível mediano de informatividade, isto é, trazer informações esperadas pelo leitor e também que não são esperadas.
IV. Marcuschi (2008 apud MACEIS, 2017) define a intertextualidade como o fator que não compreende as relações entre um texto e os outros textos relevantes encontrados em experiências anteriores, com ou sem mediação.
V. Sarmento (2003 apud MACEIS, 2017) afirma que o fator de textualidade diz respeito à relação entre produções verbais e também não verbais, em que uma retoma a outra e lhe acrescenta marcas próprias.
Referência: MACEIS, Valéria A. Produção textual I. Maringá-PR: UniCesumar, 2017.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e V, apenas.
Alternativa 2:
I, II e V, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II, III e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
questões I, II, III e V
Explicação: páginas 47 à 61- Unicesumar- Produção textual I
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Administração,
10 meses atrás