Quando se analisa a reforma administrativa, é possível destacar algumas medidas com maior relevância, nomeadamente reorganização, desburocratização, privatização e inovação. A reorganização das estruturas administrativas é a primeira necessidade numa reforma, mas nem sempre consegue os seus propósitos. A reforma burocrática e a reforma da gestão pública são citadas como formas significativas de mudanças na área da Administração Pública. Na trajetória da Administração Pública são apresentadas três formas, sendo elas: patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Disponível em: . Acesso em: 28 jun.2018. Com base neste contexto, leia as afirmações abaixo: I. A reforma patrimonialista ocorreu de forma impositiva, pois no tempo dos monarcas já se apresentava a necessidade de separação entre patrimônio público e privado. II. Um dos maiores problemas que exigiu a reforma patrimonialista foi o nepotismo e a prática da corrupção e controle do órgão público por parte dos soberanos. III. Na reforma gerencial há transferência do Estado para o setor privado de atividades de produção de bens e serviços que podem ser controladas pelo mercado. IV. A Administração pública burocrática foi adotada para substituir a Administração patrimonialista. Pautada em regras seu maior objetivo era sobrepor os interesses da sociedade.
Soluções para a tarefa
Oi, amigo(a)!
Vamos para o julgamento de cada uma das assertivas apresentadas.
I. A reforma patrimonialista ocorreu de forma impositiva, pois no tempo dos monarcas já se apresentava a necessidade de separação entre patrimônio público e privado.
ERRADO. No tempo dos monarcas, não havia a divisão entre o público e o privado. Pelo contrário, o rei/rainha definia escolhia a dedo todos os seus subordinados, que geralmente eram pessoas bem próximas.
II. Um dos maiores problemas que exigiu a reforma patrimonialista foi o nepotismo e a prática da corrupção e controle do órgão público por parte dos soberanos.
CORRETO. A partir de 1990, o Brasil deixou o modelo patrimonialista e adotou ao conhecido como Administração Gerencial, muito por conta dos casos de nepotismo e corrupção. Hoje em dia, o nepotismo ainda é uma prática que pode ser vista na Administração Pública, mas em uma dimensão bem menor.
III. Na reforma gerencial há transferência do Estado para o setor privado de atividades de produção de bens e serviços que podem ser controladas pelo mercado.
CORRETO. Nesta perspectiva, o Estado reduz custos e exige a prestação de contas por parte dos prestadores de serviços públicos.
IV. A Administração pública burocrática foi adotada para substituir a Administração patrimonialista. Pautada em regras seu maior objetivo era sobrepor os interesses da sociedade.
ERRADO. O grande objetivo da Administração Pública Burocrática era: combater a corrupção e o nepotismo (por meio de um controles administrativos e hierarquia).
Gabarito:
"II e III".
Espero ter contribuído.