Quando são utilizadas correntes no sistema de transmissão ao invés de correias?
a)Quando se quer dar mais atrito entre os eixos e os sistemas de apoio.
b)Quando é necessário diminuir a distância entre os eixos.
c)Quando é necessário baixar os custos de projeto e manutenção.
d)Quando é necessário transmitir força em locais de difícil acesso.
e)Quando não é preciso lubrificar periodicamente os elementos.
Soluções para a tarefa
Alternativa (C), a corrente é mais fácil e mais barata de se trabalhar.
A corrente é um dos sistemas mais comuns em sistemas de transmissão. Isso pode ser dito analisando o funcionamento da corrente. Bicicletas e motocicletas são as maiores utilizadoras de correntes em seus sistemas de transmissão pois a corrente é utilizada para transmitir a rotação do motor para a corrente que irá girar e mover uma engrenagem maior na parte traseira, assim rotacionando a roda.
O sistema de corrente é mais fácil e mais barato de trabalhar em relação a correia. Os custos de manutenção são mais baratos e a facilidade em sua troca, a tornaram muito populares. Além disso a transmissão por corrente é a mais eficiente e precisa na entrega da potencia do motor à roda, pois a correia perde potencia ao esquentar e pode ter deslizes nos dentes caso esteja mal calibrada.
Resposta:
d) Quando é necessário transmitir força em locais de difícil acesso.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Quando há necessidade de transmitir força em locais de difícil acesso, grandes distâncias entre centros, condições abrasivas, sujas e outras especiais, a transmissão por correntes apresenta resultados extremamente satisfatórios.