Quando relacionamos a religião com aspectos políticos, geralmente há diversos resultados. Muitos conflitos, batalhas e guerras violentas podem ser frutos dessa relação. Das diversas situações históricas descritas nas opções que seguem, três delas estão corretas. Identifique-as e marque as opções verdadeiras.
a)( ) A Guerra dos Camponeses eclodiu no início da Reforma Protestante. Ela foi fruto de uma compreensão distorcida dos ensinamentos de Lutero quando os camponeses se rebelaram contra o sistema feudal praticado pelos senhores feudais. Lutero, ainda que alguns entendam o contrário, não apoiou essa guerra.
b)( ) Um dos mais recentes conflitos de ordem político-religiosa é o que ocorreu entre a Índia e Paquistão. Esse conflito, que ainda provoca tensão na região fronteiriça da Kashemira, está ligado ao relacionamento conturbado entre adeptos do Hinduísmo e do Islã, visto ser essa uma região onde imperam grupos radicais e fundamentalistas.
c)( ) Uma das mais violentas guerras com suposta motivação religiosa ficou conhecida como As Cruzadas. Nas Cruzadas, cristãos e muçulmanos lutaram juntos contra o paganismo e as religiões bárbaras que haviam ocupado territórios sagrados, como Jerusalém, Meca e Medina. Foi um momento histórico em que cristãos e muçulmanos uniram forças contra inimigos comuns, na reconquista das suas cidades sagradas.
d)( ) Uma das mais famosas ações da 2ª. Guerra Mundial esteve ligada aos pilotos japoneses conhecidos como kamikazes. Estes, na iminência de perder a guerra para os aliados, começaram a sacrificar as próprias vidas, lançando seus aviões contra os navios inimigos. Uma das motivações desse ato suicida era a lealdade à pátria e ao imperador japonês, considerado pelos xintoístas como um descendente direto dos deuses.
e)( ) Como a mídia americana no Pós-Guerra estava sob o poder de judeus ricos e poderosos, ela criou um cenário falso e exagerado de mortes de judeus, para sensibilizar o mundo e tentar obter benefícios em prol dos judeus, como de fato veio a acontecer com a criação do Estado de Israel. Contra essa posição midiática, historiadores afirmam que não há provas suficientes de que o genocídio na 2ª Guerra Mundial tenha ocorrido.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Eu acho que eh a alternativa d,
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
ENEM,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás