Quando pensamos sobre as famílias, ética e moral, seus costumes, regras e valores vão aparecer das mais diferentes formas, muitas vezes, surgem como conflitos internos e/ou sociais. Assim, uma família pode decidir que seus filhos tenham ou não uma formação religiosa ou que possam ou não assistir determinados filmes ou programas de televisão. Mas, não pode decidir tirar a vida de seu filho/filha ou ter com eles/elas relacionamentos sexuais.
A ética situa-se em um nível mais amplo do que a moral. A moral é local, flexível e variável. A ética é permanente, tem mais abrangência.
COSTA, J. S., CESAR, C. F. TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2018.
Tomando como referência a ética na terapia familiar, analise as afirmativas e assinale V para Verdadeiro ou F para Falso:
( ) A ética exige do terapeuta uma postura de respeito à moral da família, ao mesmo tempo em que deve ajuda-la nas mudanças necessárias para a solução dos problemas que a trouxe a terapia.
( ) No contexto da terapia familiar estão presentes apenas as questões da ética do exercício da profissão de psicólogo.
( ) O terapeuta não deve tomar partido de um membro em especial, porém, deve saber distinguir dentro do conceito de neutralidade, qual voz deve ser mais valorizada e ouvida.
( ) A tarefa do terapeuta é criar ações na terapia que façam com que todos os participantes assumam suas responsabilidades por uma melhora da relação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – F – F – V.
b. V – V – F – V.
c. F – F – F – V.
d. V – F – F – F.
e. F – F – V – V
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Resposta
Alternativa A
Alternativa A
Respondido por
42
Resposta:
V – F – F – V
Explicação:
Perguntas interessantes