Biologia, perguntado por ladislau225, 2 meses atrás

Quando pensamos nos problemas enfrentados pelos gestores na administração de unidades de conservação, vale ressaltar a perda e fragmentação de habitat, a caça e extração ilegal de material vegetal, a superexploração, os incêndios e a falta de recursos financeiros (ALMEIDA; VARGAS, 2017). A construção de estradas em unidades de conservação causa, além da fragmentação de habitat, o aumento do desmatamento que, embora seja menor dentro das unidades de conservação, ainda infelizmente ocorrem causando grandes prejuízos às populações da fauna e da flora e, principalmente, às populações mais sensíveis a distúrbios, bem como aquelas que necessitam de grandes áreas para sobreviver. A perda e fragmentação de habitat aumenta o efeito de borda e, também, promove o isolamento de populações, causando a diminuição do fluxo gênico e, com isto, maior vulnerabilidade das espécies (FERREIRA et al., 2005).

COSTA, P. G.; EMERICH, D. M. S. Biologia e Biodiversidade. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022. [Unidade 1, p. 75].

Sobre as problemáticas que podem ocorrer nas unidades de conservação, analise as asserções abaixo:

I. Os incêndios, apesar de serem essenciais para o funcionamento de muitos ecossistemas, se causados com frequência, não permitindo o equilíbrio entre os episódios de fogo e recuperação, causam grandes impactos nas condições bióticas e abióticas influenciando, desta maneira, no equilíbrio dos ecossistemas.

Assim:

II. Os incêndios descontrolados podem causar prejuízos importantes como perda de vidas humanas, danos na fauna e na flora, problemas nos recursos hídricos, no solo, na qualidade do ar, entre outros. Além disso, podem ocorrer também consequências econômicas como perda de estoque de madeira e custos elevados de combate ao fogo. Já as queimadas controladas podem ser úteis para produção e manejo de atividades florestais ou agropastoris e para fins de pesquisa científica e tecnológica

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não está relacionada com a I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II está relacionada com a I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por adriennius
1

A alternativa correta é a alternativa 2, que diz que as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II está relacionada com a I.

Queima controlada

A Queima Controlada é o uso do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais, além de ser fundamental em pesquisa científica e tecnológica, em áreas com limites físicos previamente definidos.

Em Unidades de Conservação, é permitida a queima controlada de acordo com o plano de manejo e mediante prévia aprovação do órgão gestor da UC, visando ao manejo conservacionista da vegetação nativa que possua características evolutivamente associadas ao fogo.

Incêndios florestais

Os ambientes florestais abrigam grande diversidade de espécies e possuem um papel ecológico fundamental na absorção de carbono. Dessa forma, os incêndios nesses locais, em que não são naturais, causariam uma perda muito grande na biodiversidade e um desequilíbrio ecológico.

Saiba mais sobre Ecologia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20558068

#SPJ9

Perguntas interessantes