Quando pensamos e agimos de forma sensata, analisando todos os lados e considerando todas as possibilidades, assumindo riscos e entendendo nosso papel e nossa responsabilidade, podemos dizer que agimos com a razão, portanto, estamos sendo racionais. Quando abrirmos mão de algo por pena, compaixão, por amor, agimos com o coração, portanto, de forma sentimental ou emocional. Ao conceituar racionalidade, precisamos estuda-la sob dois aspectos, filosófico e científico.
Como é possível diferenciar o filosófico do científico? Aponte a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O filosófico tem o olhar voltado para o ser envolvendo o saber. A racionalidade científica busca compreender a lógica a partir de experimentos e seus resultados, ou seja, a razão da ciência. Correto
b. O filosófico estuda a psicologia do indivíduo e o científico está focado na vida psíquica dele e de sua sociedade, sendo ele parte do contexto.
c. O agir de forma sensata, analisando todos os lados e todas as possibilidades, significa pensamento filosófico. O contrário, entendendo nossa responsabilidade, lidamos com o científico.
d. A filosofia se aprofunda na racionalidade para entender de onde originam-se as coisas do mundo. E a ciência foca nos princípios e no senso comum.
e. O aspecto filosófico está ligado à fenomenologia, que origina-se de fenômeno, o científico se vale da descrição das estruturas da consciência.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Alternativa a. pois a filosofia busca o saber, um tanto intelectual, já a ciência busca a razão.
Respondido por
0
Resposta:
O filosófico tem o olhar voltado para o ser envolvendo o saber. A racionalidade científica busca compreender a lógica a partir de experimentos e seus resultados, ou seja, a razão da ciência.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes