Quando pensamos acerca da administração, de modo geral, Cazumbá (2014) destaca haver quatro funções básicas de responsabilidade dos dirigentes de qualquer empreendimento, inclusive aqueles voltados a fins sociais, quais sejam: o planejamento, a organização, a direção, e o controle dessas. Isto posto, cabe destacar que a realização de análises baseadas em técnicas e/ou metodologias específicas é importante à consecução de atividades pertinentes à gestão social, uma vez que esta comporta a atuação de organizações que podem ser gerenciadas com recursos limitados. Nesse sentido, a utilização de uma matriz SWOT, por exemplo, tem potencial para otimizar os processos de levantamento de dados, de sistematização e análise de informações e de tomada de decisões. Considerando tanto o texto citado – que consta como material complementar deste projeto – quanto os vídeos disponibilizados, analise as afirmações a seguir: I – O diagnóstico da gestão social no Terceiro Setor permite inferir que, não raras vezes, as decisões decorrem de intuição e boa vontade, sem que haja embasamento técnico referente a aspectos de gestão, o que denota a necessidade de profissionalização. II – O Terceiro Setor tem sido gerenciado por indivíduos interessados e capacitados que se utilizam de ferramentas gerenciais advindas e/ou aplicadas à área privada, que são adaptadas ao campo da gestão social, desconsiderando suas especificidades. III – Por basear-se fortemente na atuação de voluntários, o funcionamento das organizações do Terceiro Setor não necessita de sistematização para utilização de ferramentas e/ou estratégias de gestão. O correto ordenamento de afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F) é: Alternativas Alternativa 1: V-F-V Alternativa 2: V-V-F Alternativa 3: F-F-V Alternativa 4: F-V-F Alternativa 5: V-F-F
Soluções para a tarefa
O gabarito é dado pela alternativa 5.
Alternativa 5: V-F-F.
I – O diagnóstico da gestão social no Terceiro Setor permite inferir que, não raras vezes, as decisões decorrem de intuição e boa vontade, sem que haja embasamento técnico referente a aspectos de gestão, o que denota a necessidade de profissionalização.
CERTO. Na prática, isso ocorre porque as pessoas responsáveis por tais organizações acabam se acomodando na gestão e não procuram ajuda profissional nas empresas de consultoria e assessoria.
II – O Terceiro Setor tem sido gerenciado por indivíduos interessados e capacitados que se utilizam de ferramentas gerenciais advindas e/ou aplicadas à área privada, que são adaptadas ao campo da gestão social, desconsiderando suas especificidades.
ERRADO. Isso ocorre porque as organizações do Terceiro Setor são gerenciadas com base na mesma racionalidade que as demais organizações públicas e privadas. Desse modo, as especificidades de cada uma delas devem ser analisadas e respeitadas.
III – Por basear-se fortemente na atuação de voluntários, o funcionamento das organizações do Terceiro Setor não necessita de sistematização para utilização de ferramentas e/ou estratégias de gestão.
ERRADO. Na verdade, a sistematização para o uso de ferramentas contribui para a elaboração de planejamentos e realização de projetos por parte das organizações do Terceiro Setor. Como exemplo de ferramenta que contribui para a elaboração do Planejamento Estratégico de uma organização, podemos citar: Análise SWOT (ou FOFA).
Até a próxima!
Resposta:
Alternativa V: FVV
Explicação: