"Quando ouvimos falar sobre a política no Egito Antigo, aprendemos que a sua estrutura é a de uma teocracia, ou seja, pois existia um governante divinizado, o faraó, que centralizava todo o poder em suas mãos. O termo teocracia, atualmente, foi deixado de lado como forma de caracterizar a política egípcia. Todavia, continuamos a afirmar que a sua estrutura dependia da presença de um soberano divino, o qual era detentor do poder máximo. O faraó era, ao mesmo tempo, chefe do exército, chefe do executivo e sumo sacerdote de todos os deuses".
JOÃO, Maria Thereza David. Tópicos de História Antiga Oriental. Curitiba: IBPEX, 2010. p. 20.
Analise o excerto acima e assinale a alternativa que apresenta uma das causas da existência do poder centralizado no Egito Antigo.
Alternativas
Alternativa 1:
O Egito foi um modelo de organização estatal em que, embora o faraó fosse a autoridade máxima, abaixo dele não existia qualquer tipo de diferenciação.
Alternativa 2:
A teocracia Egípcia é um termo utilizado para definir toda a estrutura de governo do Egito na Antiguidade, desde os primeiros registros encontrados até hoje.
Alternativa 3:
O Faraó era o controlador de tudo e de todos, sendo considerado como a única divindade a ser adorada, em razão do monoteísmo da cultura religiosa egípcia.
Alternativa 4:
A falta de controle sobre os recursos naturais pode ser apontada como um dos fatores que possibilitou a existência de um Estado forte concentrado todo nas mãos do faraó.
Alternativa 5:
O Estado Egípcio, tal qual podemos perceber no excerto acima, somente foi possível em razão da incontestável teoria da hipótese causal hidráulica, tão difundida nos livros didáticos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
alternativa 3. Nenhum outro egípcio poderia ser adorado,afinal, o Faraó era o único "Deus" daquela época. Ele era uma divindade e o rei de tudo e todos.
Perguntas interessantes
Pedagogia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás