Quando Oswaldo Cruz assumiu a direção do Departamento Nacional de Saúde Pública, o Brasil era um país doente. Uma das regiões que mais sofria era o Rio de Janeiro. No final do século XIX, dizia-se que essa cidade poderia vir a ser o maior centro de comércio da América do Sul se não fosse uma fábrica de moléstias, duas em especial: a febre amarela e a varíola.
(Adaptado de aprendebrasil.com.br).
Atualmente, a varíola está erradicada no Brasil, mas a febre amarela apenas em algumas partes do país. No Rio de Janeiro, ainda existe a preocupação com o retorno desta doença.
Cite o agente etiológico da febre amarela e indique como ela é transmitida ao homem. Explique, também, por que, na cidade do Rio de Janeiro, há possibilidade de retorno da febre amarela.
Soluções para a tarefa
Respondido por
52
A febre amarela é um Vírus, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti que é o portador desse vírus, por esse motivo o alastramento da doença nas cidades grandes onde há maiores localidades para a proliferação do mosquito é maior.
Respondido por
22
Os agentes etiológicos da febre amarela são vírus de RNA transmitidos ao homem por mosquitos dos gêneros Aedes e Haemagogus, sendo o primeiro o principal vetor da doença no ambiente urbano. O retorno da febre amarela pode ocorrer devido à ocorrência de dengue na região, já que o Aedes aegypti é vetor de ambas as doenças.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás