Sociologia, perguntado por EmanuelyGalina, 1 ano atrás

Quando os valores em gastos governamentais ultrapassam os valores arrecadados, temos um déficit nas contas públicas. Essa ação imediatamente faz com que o governo recorra a fontes de financiamento para equalizar esse dispêndio anormal. Por outra lógica, há situações superavitárias nas contas públicas, recorrente de uma arrecadação maior onde há uma superação ao total dos gastos públicos.

DIAS, D.F. Economia do Setor Público. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Neste sentido, analise os conceitos vigentes sobre o entendimento de déficit nas contas públicas.

I. O conceito de déficit primário considera apenas o excesso de gastos não financeiros sobre as receitas não financeiras, ou seja, não se consideram nas despesas nem o pagamento de juros nem as correções monetárias e cambiais.
II. O conceito de déficit primário considera todos os gastos financeiros sobre as receitas financeiras, ou seja, consideram as despesas do pagamento de juros, correções monetárias e cambiais.
III. O conceito de déficit nominal e primário inclui parcialmente o pagamento de juros das dívidas dos Estados Federativos e as suas variações com correções monetária, excluindo as correções cambiais uma vez que os Estados não possuem dívidas interna e externa.
IV. O conceito de déficit nominal inclui o pagamento de juros e as variações com correção monetária e cambial das dívidas interna e externa.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III.

Alternativa 2:
I e IV.

Alternativa 3:
I, II e III.

Alternativa 4:
I, III e IV.

Alternativa 5:
II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5

Olá!

I. Incorreto;

II. Correto;

III. Correto.

IV.Correto.

O défict primário utiliza resultados avaliando as receitas negativas, Além disso ele pode ser intitulado também como défict fiscal.

Para ser mais exato, esse défict é observado como sendo aqueles que competem os gastos da administração tendo menos do total da arrecadação tributária, porém sem incluir os juros das dividas passadas no período passado.

Logo, II, III e IV estão corretas.

Valeu!


Perguntas interessantes