"quando os tripulantes da esquadra de Pedro Álvares Cabral chegaram ao Brasil, em 22 de abril de 1500, eles levaram um enorme susto. é que estavam diante de um lugar muito diferente de tudo o que conheciam."
explique como a diferença entre os índios e os portugueses foi importante para construir o Brasil e cite algum exemplo da cultura ou língua indígena que faz parte do seu cotidiano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Os indígenas que habitavam o Brasil naquela época viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato. As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum. Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza.
Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho.
Todas estas diferenças causaram a construção de uma nova cultura que, ainda hoje, podemos ver expressões, vestuários e aspetos culturais de cada uma num só pais. Por exemplo, ate hoje a mandioca, alem de bastante famosa no Brasil, e usada como marca cultural - seja na gastronomia ou em qualquer outra coisa - apesar de ser um alimento cultivado e vultado pelos índios, hoje tornou-se um aspeto cultural.
As danças e cultura festiva remete-nos a cultura indígena também.