Sociologia, perguntado por deby160, 1 ano atrás

Quando os portugueses e outros migraram para este território – onde atualmente chamamos de Brasil – havia inúmeras tribos indígenas falando várias línguas. Imperava entre os colonizadores a lógica da catequese, feita pelos jesuítas, os quais buscavam cristianizar os povos indígenas e salvar suas almas, dentro da premissa cristã da época e, ao mesmo tempo, tentando homogeneizar as diferenças entre os diversos grupos indígenas existentes.Considerando o fragmento de texto acima apresentado, leia atentamente as seguintes afirmativas sobre os povos indígenas no Brasil:I Aldeias inteiras foram flageladas, devido a doenças como gripes e outras infecções, já que os nativos não tinham anticorpos naturais para as doenças de origem europeia. Isso resultou em um declínio demográfico indígena, principalmente nas regiões próximas ao litoral brasileiro.II Em 1755, D. José I aprovou um documento em que se proibia a escravidão de indígenas, acabava-se então com a tutela das missões religiosas sobre esses grupos e determinava que os indígenas seriam vassalos livres da Coroa Portuguesa.III Depois da Lei Afonso Arinos, contra o racismo, não houve mais leis que tratassem da igualdade racial no Brasil. É FALSO o que se afirma em
a.I e III, apenas.
b. II, apenas.
c. I, apenas.
d.III, apenas.
e.II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por lilianepacheco02
253

d. III, apenas. Resposta correta

Respondido por Matheusieti
167

A alternativa D está correta.

A colonização de exploração, foi o processo pelo qual nosso país passou após a chegada de Portugal por volta do século XV. 

Deste modo, a partir de 1500, essa colonização foi feita principalmente para a retirada de recursos naturais e minerais ou para produzir açúcar, levando esse lucro para Portugal, além disso, os portugueses não estavam interessados em desenvolver o Brasil em um primeiro momento, logo apenas séculos a frente foi desenvolvido o interesse pela república já instaurada no Brasil. 

Perguntas interessantes