Quando os portugueses chegaram ao Brasil se depararam com uma realidade completamente diferente da situação européia. As práticas de saúde eram realizadas de formas diversas, de acordo com a etnia ao qual o individuo pertencia. Diante da presente afirmação, explique como eram as práticas de saúde no Brasil Colônia?
Soluções para a tarefa
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, os indígenas começaram a adoecer, pois começaram a a trabalhar como escravos e logo apareceram as doenças (gripe, rubéola, varíola, etc)
Devido às más condições de higiene, e à exploração de mão de obra, ocorreu um período chamado de Catástrofe Demográfica da população indígena.
Foi aí que os europeus começaram as primeiras atividades com plantas medicinais brasileiras. A partir disso, os Jesuítas começaram a colocar em prática seus papéis como curadores e essas plantas passaram a ser conhecidas mundialmente.
Os Jesuítas associavam a cura através da assistência espiritual, e usavam várias ciências como sangrar, operar e curar com auxílio dessas plantas medicinais. (foi aí que deram início às primeiras enfermarias, pois os medicamentos europeus e asiáticos eram muito caros).