“Quando os objetos em estudo são entidades físicas, tais como porções de líquidos, bactérias ou ratos, não se identificam grandes limitações quanto à possibilidade de experimentação. Quando, porém, se trata de experimentar com objetos sociais, ou seja, com pessoas, grupos ou instituições, as limitações tornam-se bastante evidentes. Considerações éticas e humanas impedem que a experimentação se faça eficientemente nas ciências humanas, razão pela qual os procedimentos experimentais se mostram adequados apenas a um reduzido número de situações.” GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2002, p. 47-48 De acordo com o texto, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Restante da questão.
razões éticas impedem que sejam realizados experimentos em Ciências Humanas.
a principal diferença entre Ciências Naturais e Humanas é a possibilidade de realização de pesquisas do tipo experimental apenas no campo das Ciências Naturais.
questões éticas são as principais limitações que se impõem à experimentação em Ciências Humanas.
é tão possível realizar pesquisas experimentais em Ciências Humanas quanto em Ciências Naturais.
é tão possível realizar pesquisas experimentais em Ciências Humanas quanto em Ciências Naturais.
A única diferença das Ciências Humanas para as Ciências Naturais está relacionada ao tipo de objeto de estudo de cada uma, no sentido de que as Ciências Naturais tem como objeto de estudo a Natureza e sua relação com o ser humano, ao passo que as Ciências Humanas apresentam o homem e sua relação com o meio.
Todavia, todas as duas Ciências são passíveis de sofrerem experimentação, através de metodologias específicas.
Resposta:
Resposta Correta: questões éticas são as principais limitações que se impõem à experimentação em Ciên ias Humanas
Explicação:
Feedback da resposta: Resposta correta. Considerações eticas e humanas impedem que a experimentação ocorra eficientemente nas ciências humanas, razão pela qual os procedimentos experimentais se mostram adequados apenas a um reduzido números de autuações.