História, perguntado por francoisebarbosa30, 7 meses atrás

quando os historiadores cavam como chama​

Soluções para a tarefa

Respondido por miguelfabiano9876
0

Todos nós temos alguma conexão pessoal com o passado, independente da investigação histórica e buscamos nos entender olhando de onde viemos. Então, qual é o papel do historiador nisso tudo?

No Brasil, os estudiosos do passado da humanidade têm espaço cativo no calendário há oito anos, quando foi instituído o Dia do Historiador. Comemorada em 19 de agosto, a data foi instituída por meio da Lei nº 12.130/2009, em homenagem ao nascimento do diplomata e escritor pernambucano Joaquim Nabuco (1849-1910). Na prática, “Historiador” tornou-se uma ocupação profissional no final do século XIX, à medida que as universidades de pesquisa surgiam na Alemanha e em outros lugares.

Historiador é um profissional das Ciências Humanas com especialização na disciplina de História. Seu principal objetivo é pesquisar, estudar, analisar, interpretar e documentar fatos da história humana passada. Como na maioria dos ramos das Ciências Humanas, existem várias subcategorias nas quais os historiadores se dividem. A divisão mais comum é se especializar nos aspectos particulares ou períodos da história em que eles se concentram. Um historiador pode analisar e pesquisar a história de um ponto de vista específico, como político, artístico, social, étnico ou econômico. Por outro lado, eles podem se concentrar em eras ou períodos específicos, como eras pré-colombianas, medievais ou clássicas.

Os historiadores seguem um método de investigação que se baseia intensamente em fatos e registros históricos deixados por colegas anteriores. Eles procuram evidências sólidas e fontes confiáveis, às vezes em contato com Arqueólogos, Geógrafos, Filósofos etc, para explicar como e por que as coisas aconteceram e como os eventos passados ​​moldaram a sociedade atual.

Uma das principais características de um bom historiador é sua objetividade. É normal que as pessoas contem e interpretem a história do seu próprio ponto de vista. No entanto, os historiadores devem manter um alto nível de objetividade e imparcialidade e se referir aos fatos evitando opiniões políticas ou qualquer forma de preconceito.

Os historiadores estão preocupados com a narrativa contínua e metódica e com a pesquisa de eventos passados ​​relacionados à raça humana; bem como o estudo de toda a história no tempo ou somente momentos e fenômenos específicos no tempo. Alguns historiadores são reconhecidos mundialmente por suas publicações e pesquisas que impactam a nossa visão do mundo.

Alguns dos ensinamentos que os Historiadores proporcionam:

1. A história nos ajuda a desenvolver uma melhor compreensão do mundo.

Você não pode construir uma estrutura na qual basear sua vida sem entender como as coisas funcionam no mundo. A história nos mostra um quadro detalhado de como a sociedade, a tecnologia e os governos funcionavam há muito tempo, para que possamos entender melhor como isso funciona agora. Também nos ajuda a determinar como abordar o futuro, pois nos permite aprender com nossos erros (e triunfos) passados ​​enquanto sociedade.

2. A história nos ajuda a nos compreender nossa própria vida e o que nos cerca.

Para entender quem você é, é preciso desenvolver um senso de identidade. Uma grande parte disso é aprender onde você se encaixa na História de seu país ou na comunidade global. A História conta os caminhos de como sua nação, cidade ou comunidade se tornaram o que são atualmente, apresentando a você de onde seus ancestrais vieram e quem eles eram. E o mais importante de tudo, ela permite que você identifique (e aprecie) os legados que pode ter herdado deles.

3. A história nos ajuda a aprender a compreender outras pessoas.

A história não é apenas uma introdução essencial ao seu próprio país, herança étnica e ancestralidade. É também uma ferramenta valiosa quando se trata de compreender aqueles que são diferentes de nós. Livros de história global, nacional e regional nos ajudam a entender como outras culturas afetam a nossa.

Eles nos encorajam a desenvolver um maior apreço pelas influências multiculturais dentro de nossas próprias comunidades – exatamente por isso que todos deveriam estudar a história afro-abrasileira, a história dos nativos pré-cabral, dos imigrantes europeus e asiáticos e assim por diante, independentemente de sua própria formação cultural.

4. A história ensina uma compreensão prática da mudança.

Nem é preciso dizer que mudança pode ser um conceito difícil de entender. Cada um de nós tem uma experiência diferente com o resto do mundo – uma experiência moldada por normas sociais, diferenças culturais, experiências pessoais e muito mais. Sabemos quando nós, como indivíduos, ansiamos por mudanças e por quê. A História nos ajuda a entender melhor como, quando e por que a mudança ocorre (ou deve ser buscada) em uma escala maior.

Perguntas interessantes