Quando os convidadores de rituais inter-aldeões chegam a uma aldeia xinguana, eles são recebidos pelo putakanaku wekeho (“dono” da aldeia), que convoca os amunaw¹ locais para levarem objetos de luxo (panelas e torradores de beiju finamente pintados, colares e cintos de caramujo, adornos plumários de cabeça) para serem trocados na aldeia anfitriã. São esses objetos que fazem circular e que dão notoriedade ao nome de um amunaw. Um amunaw que não tem objetos de luxo para levar para os rituais em outras aldeias não atinge reconhecimento supralocal. Entre as consequências do ritual xinguano descrito no texto, está a(o)
A
manutenção de um status político predefinido.
B
construção de relações comerciais inter-aldeias.
C
produção de objetos de luxo que compõem o prestígio do amunaw.
D
criação de relações belicosas entre aldeias por meio da troca de objetos.
E
preservação do modo de produção de objetos típicos, como panelas e torradores de beiju.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra b
Explicação:
porque eu quis
Uma das consequências do ritual xinguano apresentado no texto é B construção de relações comerciais inter-aldeias.
Ritual do Kuarup é aquele que agrupa certos povos indígenas com uma homenagem aos seus ancestrais. O ritual do Kuruap marcou o fim de um marco de período do luto após um ano com a celebração da memória dos que morreram.
O Quarup como sendo um ritual que celebra os mortos considerados pelos povos como ilustres. Tem como centro uma figura importante que representa o primeiro homem e tinha como objetivo fazer com que os mortos voltassem a vida.
Entre as consequências que se apresenta o ritual facilitava a construção das relações comerciais que estão dentro das inter-aldeias.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/15680139
Espero ter ajudado.