História, perguntado por WillianFavacho9013, 1 ano atrás

Quando, onde e quais foram Consequências da guerra dos 6 días?

Soluções para a tarefa

Respondido por shayyliimaa
0

Foi o conflito que envolveu Israel e os países árabes Síria, Egito, Jordânia e Iraque apoiados peloKuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão - entre 5 e 10 de junho de1967, tendo sido a mais consistente resposta árabe à fundação do Estado de Israel, embora o estado sionista tenha saído como grande vencedor.  Conseqüências: A Guerra dos Seis Dias foi uma derrota para os Estados Árabes, que perderam mais de metade do seu equipamento militar. A Força Aérea da Jordânia foi completamente destruída. Os árabes sofreram 18 000 baixas, enquanto do lado de Israel houve 766. Quanto a Israel, teve resultados consideráveis como consequência da guerra. As fronteiras sob controle eram agora maiores e incluíam as colinas de Golã (controle dividido com os sírios), a Cisjordânia ("Margem Ocidental") e a península do Sinai com controle dividido com os egípcios. O controle de Jerusalém foi de considerável importância para o povo judeu por causa do valor histórico e religioso, já que a cidade foi judaica há cerca de 2000 anos atrás, quando os romanos expulsaram os judeus. Depois, com o passar dos séculos, Jerusalém esteve quase sempre sob o controle de grandes impérios, como o Bizantino, o Otomano e o Britânico, sendo que, apenas após a guerra, voltaria totalmente ao controle de um estado judeu. Por causa da guerra iniciou-se a fuga dos palestinos das suas casas. Como resultado, aumentou o número de refugiados na Jordânia, EAU e demais países fronteiriços, principalmente o Líbano. O conflito criou 350 000 refugiados, que foram rejeitados por alguns estados árabes vizinhos. Tais refugiados tem constantemente atacado isoladamente e de forma localizada o estado de Israel, desde a Cisjordânia, Faixa de Gaza e até ao sul do Líbano. E resulta do apoio bélico de alguns países muçulmanos como do Iraque e do Irã entre outros.

Respondido por ferretti
1

Antecedentes

Israel, em 1967, lançou ataques contra inimigos árabes nas Colinas do Golã, derrubando caças inimigos. O presidente do Egito, então, organizou seu exército para o Deserto do Sinai, o que foi interpretado como uma preparação para a Guerra por Israel.

Preparações

As preparações envolveram, portanto, movimentações de tropas egípcias, já citadas, e israelenses, bem como de sírios e do exército da Jordânia.

O conflito

O conflito teve início factual no dia 5 de junho, com um ataque preventivo israelense que eliminou a maior parte do poder aéreo egípcio. Contam-se 319 aviões destruídos, boa parte ainda no solo.

Os israelenses tomaram a região árabe pelos diferentes flancos, a Jordânia, sem o apoio aéreo do Egito, foi tomada facilmente em um dia.

Em termos militares e territoriais, a vitória foi israelense, que havia tomado territórios que, somados, representavam quatro vezes o tamanho do seu.

Consequências

Como consequência, ocorreu o enfraquecimento do poderio militar dos árabes. Do lado de Israel pouco mais de 700  homens morreram, enquanto do lado árabe morreram 18 mil.

Terras por paz

As terras ocupadas por Israel foram lentamente devolvidas em parte, e até hoje permanecem, em certa medida, sob domínio israelense. O Sinai foi devolvido ao Egito em 1979, as colinas do Golã, Gaza e Cisjordanias ainda possuem tropas e colonos israelenses.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/7720525

Em anexo: mapa da região do conflito.

Anexos:
Perguntas interessantes