Quando ocorreu a Guerra do Contestado? Em qual região do Brasil? Quais foram os motivos? Houve alguma liderança? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Guerra do Contestado, foi um conflito armado ocorrido na região fronteiriça entre Paraná e Santa Catarina entre outubro de 1912 e agosto de 1916, o conflito envolveu cerca de 20.000 camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes estadual e federal. Os conflitos ocorreram em uma área de disputa territorial.
Um dos motivos do conflito foi a construção da estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul, construída por uma empresa norte-americana, com apoio de coronéis e (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para isso milhares de família de camponeses perderam suas terras. Essa situação, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar.
Um segundo motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro. Esta propriedade foi comprada para estabelecer uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras.
A tensão aumentou ainda mais quando a estrada de ferro ficou pronta. Trabalhadores que atuaram na construção, tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra. Eles permaneceram na região e não tiveram apoio nem do governo e nem da empresa contatante.
Por se tratar de regiões pobres surgiam a figura de lideranças religiosas de caráter messiânico, e nessa região não foi diferente e diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria, reuniu milhares de seguidores, principalmente os camponeses sem terras. Mas o místico e curandeiro morreu em 1912 quando atacados por forças militares do governo do Paraná. Durante a guerra que se seguiu os revoltosos divulgavam mensagens de que o santo monge ressuscitaria e os ajudaria a vencer a guerra.