Quando ocorre o desenvolvimento embrionario do menino, a formação dos testiculos ocorre no
Interior da cavidade abdominal. Pelo sétimo mês de gestação, os testiculos migram ate a bolsa
escrotal. Ha situações em que um ou ambos os testículos não chegam ao destino, condição de
nominada criptorquidia (do grego kryptos. "oculto", e orchis. "testiculo").
Quais são as consequências dessa condição?
Soluções para a tarefa
Infertilidade e câncer
Há também outras preocupações relacionadas ao fato do mal posicionamento dos testículos. A fertilidade, ou seja, a capacidade de produzir espermatozoides em quantidade e qualidade suficientes durante a ejaculação, nos meninos com diagnóstico de testículos não descidos pode estar comprometida. Isso devido a múltiplos fatores relacionados às células responsáveis pela produção de espermatozoides e testosterona, dentro dos testículos.
Pacientes com apenas um testículo não descido, apesar de terem uma taxa de fertilidade menor, apresentam taxas semelhantes de paternidade (capacidade de ser pai) quando comparados com pacientes com os dois testículos na posição adequada.
Em contrapartida, os meninos que apresentam criptorquidia bilateral têm tanto a taxa de fertilidade quanto a de paternidade comprometidas. Naqueles pacientes com testículos não descidos bilateralmente e não tratados, a alteração nos parâmetros seminais pode chegar a 100%.
Uma outra questão a ser discutida nas crianças com criptorquidia é o risco aumentado de tumor (câncer) de testículo. Nesses pacientes, o risco pode ser de 2 a 5 vezes maior, quando comparados com a população em geral. A hipótese é que nesses pacientes já haja uma predisposição genética para a ocorrência desses tumores testiculares. Após o tratamento cirúrgico é aconselhável explicar os benefícios do autoexame testicular, orientando o paciente quanto à importância de tentar identificar alguma alteração
Resumo: infertilidade, cancer entre outros....
Resposta:
Pode causar algumas doenças, por exemplo: infertilidade, câncer etc.