quando o termo Street dance caiu em desuso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Muitos acham que o Street Dance é um único estilo de dança, mas, na verdade é um termo que engloba vários estilos.
O nome Street Dance foi um rotulo criando pelos americanos para identificar as danças que surgiram nos guetos e centros urbanos.
Sua história começa lá nos anos 30 com o surgimento do Tap Americano (Sapateado), onde os negros americanos foram influenciados pelo sapateado clássico Irlandês, onde criaram uma dança nova com técnica percussiva dos sons dos pés junto com à estrutura e movimentação corporal das danças africanas, afinal estas eram sua herança cultural.
Com o passar dos anos o Tap se estabilizou na América se tornando uma dança popular.
Entre os anos 30 e 60 o termo Street Dance ficou em desuso, pois nenhuma dança no estilo nova apareceu.
Mas em 1969 Don Campbellock criou a dança Locking, e anos após anos várias outras danças surgiram nos EUA com a mesma origem, trazendo o termo de volta e o tornando popular.
Há quem diz que o Street Dance também foi uma dança criada, inicialmente, pelos breakers. E que foi desenvolvida nas disputas e performances de suas festas.
Tornando um estilo de vida com vestimenta, música e linguajar próprios.
E que suas influências ficaram mais forte em 1929 após a grande crise econômica dos EUA, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.
Mas como o Street recebeu influências de diversos lados e culturas. Fica difícil dizer sua primeira e verdadeira origem.
Uma curiosidade sobre o termo Street Dance é que em português, nós traduzimos para Dança de “rua”, mas para os americanos a conotação é diferente, Street Dance significa Dança Urbana. E não quer dizer que ela foi inventada ou necessariamente dançada nas ruas.
Dentre as danças urbanas apenas o B.Boying foi criado exatamente nas ruas, durante as Block Partys (festas de rua), que deram origem à Cultura Hip Hop.
Os demais estilos de dança tiveram diferentes ambientes para sua criação como Clubs (danceterias), programas de TV, Concurso de talentos estudantis etc.
Hoje em dia quando falamos em Street Dance ou Dança Urbana americana, temos diversos estilos envolvidos, como: Locking, Wacking/Punking, Up Rocking, Popping (Waving, Scare Crow, Animation, King Tut, Sacramento, etc.), Boogalooing, B.Boying, Hip Hop Dance e House Dance, Dancehall, Ragga Jam e Krump.
Dessa forma quando o assunto é Street é importante ter um conhecimento geral desse universo, o bailarino pode sim escolher uma técnica que mais se identifique para se aperfeiçoar, mas é importante que ele saiba sobre os demais estilos para poder ter um melhor embasamento e se integrar a cultura.
Gostou? Então venha fazer uma aula experimental de Street Dance e conhecer um pouco mais desse universo.
Explicação:
espero ter ajudado