Quando o tema é empreendedorismo, é comum encontrar referências, em geral, repetidas e enfáticas, ao papel da liderança no processo de criação e desenvolvimento de novos negócios. Todavia, em se tratando de duas áreas nas quais as atividades de pesquisa não têm o consenso e o alinhamento de ideias como tônica, não era de se esperar que essa relação se estabelecesse sem controvérsias e diálogos intelectuais intensos. Em um trabalho patrocinado pelo the council for excellence in management and leadership (ru), declara o objetivo de "ajudar [. ] a acompanhar a confusão semântica causada pelas similaridades e diferenças entre os termos empreendedorismo e liderança". Um enfoque similar aparece no seguinte trecho: "os grandes nomes da liderança nos negócios, matsushita, roddick, branson, também são considerados grandes empreendedores. Isso significa que empreendedorismo e liderança são sinônimos?". Armond, a. C. ; nassif, v. M. J. A liderança como elemento do comportamento empreendedor: um estudo exploratório. Revista de administração mackenzie, v. 10, n. 5, p. 77-106, 2009. Sendo assim, diante do que foi exposto, responda as questões a seguir: a) com base nos conceitos apresentados, descreva sobre as características de um gerente e de um líder. B) os traços e as características de personalidade podem ser fatores cruciais na liderança eficaz, embora possam variar na sua eficácia dependendo da situação. Desse modo, explique sobre os traços de personalidade
Soluções para a tarefa
A) Um gerente deve garantir o bom funcionamento de sua empresa, já o líder deve agir com empatia, determinação, e criatividade, de uma maneira que ele inspire os seus colegas. Nem todo líder é um gerente, mas todo gerente deve ser um líder.
B) Os traços de um líder devem ser bem trabalhados para que ele desempenhe seu papel da melhor forma possível. Dentre eles podemos destacar a autonomia, para a tomada de decisões e estratégias (sem excluir a opinião dos outros), a capacidade de comando, para direcionar as pessoas e o processo para um caminho essencial e a inteligencia emocional, para lidar com problemas.
Um modelo a não ser seguido
Alguém com o comportamento introvertido, que espera receber ordens para se movimentar tende a perder o poder para outras pessoas que realmente queiram fazer a diferença. A falta de posicionamento empresarial resulta em adversidades relacionadas à inspiração e personalidade, podendo ocasionar na perda de funcionários e em seguida, na perda da firma.
Espero ter ajudado! Que tal complementar seus estudos aprendendo mais sobre liderança? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/19547576
#SPJ1