Quando o solo se apresenta podre em nutrientes um dos métodos usados para fertiliza-lo adubação quais são os tipos de adubação mais utilizados?? Caracterize cada uma diferenciando-os
Soluções para a tarefa
Adubação Nitrogenada
O nitrogênio (N) é um nutriente ligado diretamente ao crescimento da planta e geralmente a resposta do arroz irrigado a esse nutriente é altamente positiva. O conhecimento de alguns aspectos, como fonte, dose, época e modo de aplicação do N, é fundamental, quando se deseja aumentar as eficiências agronômica e de utilização do nitrogênio. Ademais, todos os fatores que influenciam o crescimento e o desenvolvimento da planta de arroz contribuem para a obtenção de maior eficiência da adubação nitrogenada.
Adubação de plantio
A aplicação de nitrogênio no plantio pode ser feita no sulco ou a lanço, com posterior incorporação. A aplicação a lanço sem incorporação pode resultar em perdas de nitrogênio por denitrificação devido às transformações químicas que esse elemento sofre no solo. Assim, a regra básica é colocar o nitrogênio na camada redutora do solo.
Como medida preventiva do aparecimento da deficiência de nitrogênio, a recomendação de adubação mais usada em arroz irrigado tem sido a aplicação de parte do nitrogênio no sulco, junto ao fósforo e potássio, por ocasião da semeadura a uma profundidade de 5-10 cm abaixo ou ao lado das sementes e parte em cobertura.
Adubação de cobertura
Em arroz irrigado por inundação, o nitrogênio em cobertura pode ser aplicado após a retirada da água ou diretamente sobre a lâmina de água. A aplicação a lanço sobre a lâmina sem movimento é a mais eficiente, desde que não haja renovação da água imediatamente após a aplicação de nitrogênio.