Geografia, perguntado por barbarasoares605, 10 meses atrás

Quando o reino unido começou a perder seu posto de potência mundial?

Soluções para a tarefa

Respondido por entonivitor
0

A guerra dos sete anos (1756-1763) confirmou a supremacia do império colonial britânico sobre o francês, que teve de ceder Québec, a Louisiana e a Índia a seu rival. Jorge III, rei durante sessenta anos, de 1760 a 1820, neto de seu predecessor, já foi um soberano plenamente britânico. Ao longo dos reinados de seu bisavô e avô, os whigs dominaram o Parlamento, enquanto os tories, divididos pela fidelidade de muitos deles à destronada dinastia dos Stuarts, permaneceram na oposição.

Jorge III desejava governar pessoalmente, pelo que fez uso de todas as prerrogativas que ainda lhe restavam como rei, e levou intencionalmente os tories ao poder, uma vez assegurada a sua submissão. O fracasso, porém, da guerra contra as colônias que constituiriam os Estados Unidos, a que teve de conceder a independência (Tratado de Versalhes, 1783), provocou uma reação tão intensa da opinião pública que o rei não pôde senão renunciar ao regime pessoal com um gabinete dócil e chamou para o governo William Pitt, conhecido como o segundo Pitt, já que seu pai, whig, dirigira a política exterior do país por ocasião da guerra dos sete anos. Aos 24 anos, Pitt desfrutava de uma popularidade excepcional; reformou seu partido, o dos tories, reduziu a corrupção parlamentar e reorganizou as finanças.

Respondido por sartorimpedro
2
Com as duas guerras mundiais, a Inglaterra perdeu setores industriais e teve que arcar com altos custos humanos e econômicos gerados pelo conflitos, ao passo que os EUA aumentavam suas exportações e saíram favorecidos dos dois conflitos. Aliado a isso, a Inglaterra também perdeu importantes colônias na Ásia e África, enfraquecendo ainda mais o Império.
Perguntas interessantes