Quando o produto chama a atenção do consumidor, significa que ele é desejável. Dessa forma, criar um produto desejável deve levar em consideração fatores sociais, comerciais, culturais e históricos, assim como fatores perceptivos inatos aos seres humanos, além das questões técnicas que deve ser trabalhada em conjunto, como restrições tecnológicas e custo.
MOTA, M. J.; SIFUENTES, M. L. Metodologia do projeto em Design. Maringá: Unicesumar, 2016.
Com base no texto anterior, analise as sentenças que tratam sobre os tipos de atração:
I. A atração intrínserca é aquela em que o consumidor já tem afinidade com alguns produtos. Essa afinidade acontece por meio da forma visual do produto.
II. A atração semântica ocorre quando o produto transmite o propósito para o qual ele foi criado, apresentando em seu aspecto visual a sua funcionalidade.
III. A atração simbólica está ligada à qualidade básica da atração visual e à elegância, beleza e apelo estético do produto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Explicação:
A alternativa 4 ( I e III, apenas), está correta porque:
A atração semântica: É quando o produto transmite o objetivo para o qual foi criado, ele deve ter a impressão em seu aspecto visual de sua funcionalidade. A sua aparência parecer transmitir a função no qual ele deve desempenhar. Deve literalmente transmitir seu significado pela aparência visual.
A atração intrínserca: Está relacionada ao apelo estético, e aos padrões de beleza e elegância vigente.
Espero ter ajudado :D
Explicação: Atração intrínserca é a própria estética do produto, é a beleza.
Atração simbólica: É o consumidor que constrói através de uso de produtos que refletem a autoimagem, estilo de vida. É a imagem que você quer passar para as pessoas. EX: moderno, sofisticado etc.
Atração semântica: É quando o produto transmite o objetivo para o qual foi criado, a aparência tem que transmitir a função dele. EX: uniformes