Quando o país deixou para trás de maneira mais radical o passado escravista, ainda presente no jeito de pensar e agir dos produtores e comerciantes de café que dominaram a política brasileira até 1930, houve gestos de valorização da nossa herança cultural africana, mesmo que de forma muito restrita. Foi quando o samba, o carnaval, a capoeira, o mestiço e a mulata, passaram a ser ícones da identidade brasileira. Mas parecia mais fácil aceitar a presença de elementos africanos nas manifestações culturais populares brasileiras, e, portanto na cultura brasileira tomada em conjunto, do que manter uma convivência igualitária com negros e mestiços, que no dia-a-dia eram sempre preteridos por alguém de pele mais clara.
MELLO E SOUZA, Marina. África e Brasil Africano. Editora Ática, São Paulo, 2006.
No texto acima, a autora descreve um momento de ruptura na maneira como o Estado lidava com a população afrodescendente e suas manifestações, apontando a década de 1930, especialmente a segunda metade, como um período de mudança. Sobre essa mudança podemos afirmar que:
1) marca o momento em que o Estado Brasileiro formula políticas públicas para garantir a inclusão social da população afrodescendente e seu ingresso no mundo do trabalho, especialmente na indústria;
2) foi acompanhada pela incorporação pelo Estado Brasileiro das manifestações culturais do negro, oficializando a capoeira como modalidade esportiva, subvencionando o samba e contendo a repressão policial a afrodescendentes.
3) encerra um longo período de permanências de uma elite escravocrata que, mesmo após a Abolição e em toda a Primeira República (1889-1930), mantinha a população de libertos a margem do mundo do trabalho e alvo do racismo;
4) embora tenham havido avanços importantes e a descriminalização da cultura afrodescendente, a desigualdade racial persistiu impedindo o acesso dessa população a direitos civis básicos;
5) há uma aceitação maior da cultura afrodescendente que passa pela inclusão de negros em associações c clubes, e, sobretudo, pela representação significativa do negro entre a classe política;
Assinale uma alternativa:
Alternativas:
a) Apenas as alternativas B, C e D estão corretas;
b) Apenas as alternativas B, C e E estão corretas;
c) Apenas as alternativas A, B e E estão corretas;
d) Apenas as alternativas A, D e E estão corretas;
e) Apenas as alternativas A, B e D estão corretas.
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e
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eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
silvabarbosa04:
Tem explicação ?
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