Quando o invasor passa pelas barreiras iniciais e insiste em nos atacar, certas particulas rodeiam invasor e manda um alerta para celulas de defesa causando inflamação. Como chama esse sistema de defesa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Saúde
Sistema imunológico: Os defensores
Milhões de células vivem para matar qualquer invasor que ameace a saúde do ser humano. Em caso de perigo iminente, esse exército se lança a uma guerra sem quartel, em que ninguém faz prisioneiros. O nome dessa tropa de elite é sistema imunológico
Por Da Redação
31 out 2016, 18h31 - Publicado em 30 jun 1988, 22h00
Lúcia Helena de Oliveira
Um leve corte no dedo, tão superficial que mal assustaria uma criança. Indigno de merecer mais do que um “ai” ou, quem sabe, um palavrão. Afinal, ninguém morre por causa de um corte no dedo—pelo menos em 99,9 por cento dos casos. Não que um corte não possa matar, se mais não mata é graças a uma tropa de elite, em permanente prontidão para ir à luta pela vida. É uma guerra secreta: enquanto uma dorzinha no lugar é praticamente tudo o que a pessoa retém do acidente, dentro do organismo reina grande agitação e todas as atenções se voltam para a vizinhança do pequeno corte; ali a batalha poderá começar a qualquer momento. A tropa de elite—o sistema imunológico—está preparada para o que der e vier.
A mesma dor que avisa a pessoa que ela se machucou fez soar um outro alarme, destinado às células de defesa. Dai começou o corre-corre. A circulação sangüínea transporta rapidamente batalhões inteiros dessas células ao local atingido, onde passam a ocupar posições estratégicas, entrincheiradas entre os tecidos. Toda a movimentação é apenas uma medida de segurança. Pode ser que o pequeno corte seja apenas um machucado sem conseqüências e que as células de defesa logo possam se dispersar sem ter disparado um tiro. Aliás, essa tropa é tão precavida que pega em armas diante de qualquer ameaça: por menor que seja uma lesão física, desencadeia o alerta. Até mesmo quando se leva um tapa, o sistema imunológico fica a postos.