História, perguntado por jessycaandrade, 10 meses atrás

Quando o intelectual e político francês Alexis de Tocqueville esteve nos Estados Unidos percebeu que a organização política daquele país tinha uma relação muito íntima com fatores culturais como o de se encarar o trabalho como virtude. Esses traços culturais vistos por Tocqueville, em grande parte, derivam:

a) da cultura ibérica, em especial da hispânica.
b) das culturas pré-colombianas, em especial das tribos apaches.
c) das colonização francesa, que antecedeu a inglesa.
d) dos judeus, que migraram em massa para os EUA nos século XVI.
e) da religião puritana (calvinismo inglês).


Soluções para a tarefa

Respondido por rodrygolima736
126

Resposta:

LETRA E

Explicação:

Letra E

Os elementos do puritanismo inglês, como a valorização do trabalho, foram decisivos para a formação do “ethos”, do modo de vida norte-americano, sobretudo das colônias no Norte. Essa influência da religião na economia política dos americanos foi estudada com precisão pelo sociólogo austríaco Max Weber em sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.

Respondido por EduardoPLopes
8

É correta a alternativa E, sendo o termo "puritano" a forma pejorativa como os Calvinistas eram conhecidos na Inglaterra, tendo sido esta minoria religiosa (vista na Inglaterra como "radical" e "perigosa") sido expulsa para os Estados Unidos.

Uma vez "realocados" para o seu "novo país", os Calvinistas começaram a organizar as sociedades de acordo com os seus valores éticos e morais. Como a maioria dos primeiros colonos europeus, que se tornariam as pessoas mais economicamente poderosas e socialmente influentes da região, eram Calvinistas, podemos dizer que uma das raízes culturais mais influentes na formação daquele país é também calvinista.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/17265305

Anexos:
Perguntas interessantes