História, perguntado por Bulhoes1337, 10 meses atrás

Quando o humanismo sai dos muros da igreja e atinge a sociedade civil, damos a isso o nome de Renascimento. As ideias que estavam até então sob o suposto controle das instituições eclesiásticas, acabam chegando aos pincéis de artistas, às discussões de filósofos, às páginas dos literatos, de tal forma que não é mais possível determinar até onde pode ir o poder dos padres.


A partir da citação acima é possível afirmar que a relação entre o Humanismo e o Renascimento deve ser corretamente descrita como de

A
identidade profunda, visto que o Humanismo afirmava filosoficamente os valores caros à cristandade, enquanto o Renascimento produziu sua expressão estética.

B
exclusão mútua, já que o Humanismo foi pensado por homens comprometidos com a Igreja, enquanto o Renascimento foi desenvolvido por grandes artistas ateus.

C
tensão constante, sabendo que o Humanismo não se viu representado devidamente pelo Renascimento, provocando inúmeras disputas entre intelectuais e artistas.

D
complexa ambiguidade, entendendo que tanto o Humanismo quanto o Renascimento oscilaram entre a negação e a defesa de valores que definiam a cristandade medieval.

E
completa negação, pois o Humanismo priorizava um conhecimento ligado a uma razão secular, enquanto o Renascentismo ia no sentido contrário, buscando entender a natureza divina da vida.

Soluções para a tarefa

Respondido por samarapt6
0

Resposta:

Letra D - Complexa ambiguidade, entendendo que tanto o Humanismo quanto o Renascimento oscilaram entre a negação e a defesa de valores que definiam a cristandade medieval.

Perguntas interessantes