Biologia, perguntado por psicotatiane, 11 meses atrás

quando o DNA sofre mutação, o gene CDKN1A é ativado, codificando inibidores do ciclo celular, como a p21, que inibem a ação de CDK (cinases dependentes de ciclinas) sobre a pRB, uma proteína reguladora da divisão celular. Como os fatores de transcrição ficam retidos pela pRB, ocorre parada na divisão celular. Durante esse tempo, entram em ação genes de reparo do DNA. Caso o reparo seja efetivo, a célula prossegue em sua atividade normal, entretanto, caso o defeito não seja corrigido, são ativados genes pró-apoptóticos, como o BAX, e a célula é estimulada a entrar em apoptose. ROBERTIS, E. M. de;‎ HIB, J. Biologia celular e molecular . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Sendo assim, ao lermos o enunciado, fica implícita a atividade de uma proteína que inicia o processo de reparo do DNA. Identifique-a.

Soluções para a tarefa

Respondido por gercinaiasmin98
46

Resposta:

p53

Explicação:

Quando uma célula é exposta aos agentes químicos, físicos e biológicos (vírus), eles podem levar à intervenção da proteína p53. Na impossibilidade de realizar reparo, a célula passa a ser uma ameaça ao organismo. Sendo assim, a proteína p53 promove a morte celular como uma forma de evitar que o DNA danificado seja transferido às próximas gerações celulares originadas na divisão celular.

Respondido por carinanunes1p4zk8a
12

Resposta:

P53

Explicação:

Compreender a atividade da P53 é importante, pois o processo de apoptose garante linhagens celulares saudáveis por eliminar as células cancerosas.

Perguntas interessantes