Física, perguntado por rafaelm080628, 1 ano atrás

Quando o assunto é instalação elétrica, é comum lembrarmos de coisas rotineiras, tais como acender uma lâmpada, ligar um micro-ondas ou mesmo a TV na tomada. Geralmente não estamos acostumados com o tamanho da seção nominal dos fios, que chamamos de bitola ( espessura do fio) e que pode variar de 1,5 mm2 a 10 mm2. Quanto maior for a bitola, maior a capacidade da corrente elétrica.

Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.

De acordo com os conteúdos do livro-base Física: EJA – Ensino Médio, a seção mínima para tomadas no uso em geral é de 2,5 mm2, podendo suportar uma corrente elétrica de 10 ampères. A partir disso, assinale a alternativa que apresente fisicamente o significado de 10 ampères (10 A)?

Adote:

c
o
r
r
e
n
t
e

e
l
é
t
r
i
c
a
(
A
)
=
c
a
r
g
a

e
l
é
t
r
i
c
a
(
C
)
t
e
m
p
o
(
S
)

i
=
Δ
Q
Δ
t




A é a quantidade de carga de 10 coulombs que percorre um fio em um intervalo de tempo de 1 segundo.
B é a quantidade de tensão elétrica de 10 volts que percorre um fio em um intervalo de tempo de 1 minuto.
C é a quantidade de 10 elétrons em apenas 1 segundo.
D é a quantidade de carga de 100 coulombs que percorre um fio em um intervalo de tempo de 10 minutos.
E e a quantidade de tensão elétrica de 100 volts que percorre um fio em um intervalo de tempo de 10 minutos.

Soluções para a tarefa

Respondido por DouglasOJ
0

Resposta:

Alternativa A.

Explicação:

Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reações químicas, atrito, luz, etc.).

Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo elétrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.

Raios são exemplos de corrente elétrica, bem como o vento solar, porém a mais conhecida, provavelmente, é a do fluxo de elétrons através de um condutor elétrico, geralmente metálico.

A intensidade I da corrente elétrica é definida como a razão entre o módulo da quantidade de carga ΔQ que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo Δt.

\lim_{t \to \ 0} \frac{|Q |}{t}=\frac{dQ}{dt}

A unidade padrão no SI para medida de intensidade de corrente é o ampère (A). A corrente elétrica é também chamada informalmente de amperagem. Embora seja um termo válido na linguagem coloquial, a maioria dos engenheiros eletricistas repudia o seu uso por confundir a grandeza física (corrente eléctrica) com a unidade que a medirá (ampère). A corrente elétrica, designada por I , é o fluxo das cargas de condução dentro de um material. A intensidade da corrente é a taxa de transferência da carga, igual à carga dQ transferida durante um intervalo infinitesimal dt dividida pelo tempo.

A - é a quantidade de carga de 10 coulombs que percorre um fio em um intervalo de tempo de 1 segundo.

Perguntas interessantes