Quando o assunto é a pesquisa de fósseis [. ] cada nova descoberta nos deixa mais perto de montar o quebra-cabeça sobre o passado remoto do nosso planeta. A mais recente delas, feita aqui no Brasil, pode ajudar a desvendar a origem de diversos animais, como dinossauros, jacarés e aves. Cientistas encontraram no Rio Grande do Sul o fóssil de um possível ancestral de todos eles. [. ] Como outros bichos pré-históricos, ele era para lá de curioso: tinha dentes curvados e serrilhados [. ]. Já as narinas ficavam na parte de cima do focinho, uma característica de animais aquáticos e semiaquáticos [. ] como os jacarés. Com tantas características inusitadas, o réptil ganhou um nome à altura: Teyujagua paradoxa. Teyujagua significa "réptil feroz" em guarani [. ]. Segundo os cientistas, Teyujagua paradoxa teria vivido há 250 milhões de anos [. ]. Com aproximadamente um metro e meio de comprimento, ele foi um parente próximo dos arcossauriformes (grupo que inclui, entre outros, crocodilos, pterossauros, dinossauros e aves) [. ]. Os arcossauriformes têm origem evolutiva pouco conhecida [. ], o que aumenta a importância da descoberta. "O Teyujagua é um intermediário entre os répteis primitivos e os arcossauriformes, podendo nos explicar um pouco mais sobre seu surgimento", conta o paleontólogo Felipe Pinheiro [. ]. Nesse texto, no trecho ". Ele era para lá de curioso. " (2º parágrafo), a palavra destacada retoma
Soluções para a tarefa
No trecho "Ele era para lá de curioso", a palavra destacada retoma o vocábulo "fóssil". Por causa disso, a alternativa a ser marcada é a letra A.
O que são os pronomes pessoais?
Podemos dizer que os pronomes pessoais definem-se como pronomes que estão associados a uma pessoa do discurso específica, e essa pode ser primeira pessoa, segunda pessoa ou terceira pessoa.
No texto, é possível perceber que o pronome pessoal "ele" está sendo colocado com o principal objetivo de retomar um termo que se fez presente na oração anterior, e esse termo é "fóssil". Assim, o termo está subentendido, mesmo que não esteja explícito novamente. Isso faz com que a leitura fique menos repetitiva.
Esse tipo de recursos é bastante comum nos textos, e assim os leitores ficam mais motivados a continuar a leitura, até finalizá-la.
Veja mais sobre pronomes pessoais:
brainly.com.br/tarefa/46710535
#SPJ4