Quando o ano de 2022 chegar ao fim, um dos fatos mais recorrentes nas retrospectivas jornalísticas por todo o mundo será, certamente, a guerra na Ucrânia. O confronto, que completou 100 dias no início de junho sem perspectiva de término, ceifou vidas, desestruturou famílias e gerou condições inóspitas de sobrevivência para parte dos cidadãos daquele país.
Mas qual a relação dessa guerra com as discussões de nossa disciplina? E com o trabalho de assistentes sociais? A resposta está nas pessoas, ou seja, nos imigrantes que buscam abrigo e acolhimento em diversos países mundo afora, desde aqueles mais próximos na própria Europa até em outros continentes, como aqueles que têm vindo para o Brasil.
Não é a primeira vez que recebemos imigrantes em nosso país. Pelo contrário, nas últimas décadas houve grande número de haitianos e angolanos e, mais recentemente, de venezuelanos que atravessaram fronteiras buscando condições de sobrevivência no Brasil, de modo que dentre os profissionais que atuam próximos a esses indivíduos se destacam os assistentes sociais. Contudo, não raras vezes essas pessoas são vítimas de xenofobia, um tipo de preconceito e práticas discriminatórias e/ou violentas aos estrangeiros.
Isto posto, essa discussão tem relação com a primeira unidade do material didático, que discute diversas formas de violência, e com a segunda unidade, que destaca diversas situações em que imigrantes foram vítimas de xenofobia no Brasil (PARADISO, 2017).
PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos Especiais. Maringá, PR: Unicesumar, 2017.
Tendo em vista o exposto na seção que trata da questão dos imigrantes na segunda unidade de estudos, discorra sobre a maneira como o Estado brasileiro busca enfrentar a xenofobia por meio de dois tipos de ações: o discurso liberal e as políticas sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O Estado brasileiro tem buscado combater a xenofobia por meio do discurso liberal, no qual o Brasil por ser democrático defende a ideia de direitos individuais e coletivos e através das políticas sócias como os Centros de Referência e Atendimento para Imigrantes, que tem como ojetivo fornecer um amparo para os emigrantes recém chegados ao Brasil afim de regularizar sua morada, o que por sua vez contribui para que encontrem emprego e tenham acesso a educação e saúde.
Consequências da xenofobia
A xenofobia dificulta o ingresso dos imigrantes no mercado de trabalho, aumentando a precariedade da vida destes imigrantes e também afeta a integração da cultural do Brasil.
Entenda mais sobre a xenofobia em: https://brainly.com.br/tarefa/5405411
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Espanhol,
10 meses atrás
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****
➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖