Quando no cotidiano o todo é percebido sem clareza estrutura-se um pensamento de senso comum que tende a representar os objetos como se eles estivessem desligados de suas condições históricas e sociais. Ao representar os objetos desta forma este tipo de pensamento acaba por negar o movimento dialético dos elementos, afastando-se do mundo real rumo a pseudoconcreticidade. Mesmo que a totalidade não seja percebida ela continua existindo e determinando as partes que a compõem.
Fonte: ZAGO, L. H. O método dialético e a análise do real. Kriterion, Belo Horizonte, n. 127, pp. 109-124, jun. 2013.
O método de abordagem dialético é um raciocínio possível de ser adotado na produção de pesquisa, e que possui características específicas de apreensão dos fenômenos. Explique como ocorre o método dialético e qual é a perspectiva do pesquisador nessa abordagem
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
O método dialético consiste em uma constituição racional sobre as coisas. Assim, dentro de uma pesquisa, ele se desenvolve através da determinação de objetivos, problematização do tema proposto, a metodologia através da qual a investigação irá se basear. Além disso, é de suma importância que o pesquisador também faça uma investigação sobre pesquisas a respeito do assunto, com autores que tenham credibilidade, para que possa obter suas próprias respostas.
brunoluzoficial:
O método dialético considera que há um movimento na realidade que estuda. Esse movimento é contraditório e apresenta o embate de ideias. A tese seriam as premissas verdadeiras, que são questionadas por uma antítese; desse embate, surge uma síntese que apresenta novas perspectivavas em relação ás anteriores.O pesquisador que adota como abordagem o método dialético deve considerar o fenômeno estudado ao longo se seu processo de desenvolvimento das mudanças e contradições vivenciadas.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Administração,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás