Quando Katherine Johnson (ainda chamada de Katherine Goble) foi convocada para trabalhar em unidade da NASA sua função era planejar lançamento e pouso das cápsulas espaciais tripuladas, determinando a posição conhecida como Go-no Go. A sua convocação foi determinada por sua incrível habilidade matemática: A Sra. Johnson era capaz de calcular números com precisão superior aos computadores IBM, recém lançados. O problema físico mais relevante naquele momento se pautava na construção de uma equação que descrevesse a trajetória da cápsula enquanto orbitava o planeta e o processo de desaceleração ao qual a mesma deveria ser submetida para que ela perdesse energia e mudasse de órbita, permitindo a reentrada da cápsula na atmosfera terrestre. Em um dos seus diálogos com o chefe do projeto Mercury, é dito: “Não se trata de obter apenas números, é preciso inventar a matemática”. Isso evidencia a matemática como:
A- linguagem que permite criação de modelos para os fenômenos físicos
B- uma disciplina abstrata que se desenvolve ao longo da história independentemente da física
C- ferramenta para cálculo de números relacionados aos fenômenos físicos
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
A alternativa A está correta.
Sabendo disso, este caso nos remete ao fato da avaliação no estudo da matemática deve privilegiar o aluno não apenas em seus resultados, mas no desenvolver das questões, sendo esse método, parte do processo inclusivo de educação, que visa desenvolver as potencialidades do educando, o privilegiando e corrigindo as possíveis falhas.
Além disso, é importante que as aulas sejam dinâmicas, com foco não só nas fórmulas mas como os problemas poderão ser resolvidos e aplicados no cotidiano.
Até mais!
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás