Sociologia, perguntado por lolinha31, 1 ano atrás

Quando Karl Marx identifica que a desigualdade de classes determina todas as demais desigualdades e resulta da opressão dos que possuem a propriedade dos meios de produção sobre os que não a possuem, ele esta abordando a questão da estratificação social nas sociedades:
Escolha uma:
a. socialistas;
b. comunistas;
c. feudais;
d. capitalistas;
e. primitivas.

Soluções para a tarefa

Respondido por angieghosty
2
d) Capitalistas; O modelo capitalista, baseado na venda da força de trabalho em troca de um salário é o que Marx criticava, dizendo que o abuso de poderes da camada mais influente (empresários) sobre os menos favorecidos, socialmente e economicamente (o assalariado). Ele criticava a opressão por meio das muitas horas de trabalho em troca de um lucro muito menor do que o lucro real, o lucro do empresário, dono dos meios de produção.
 Para Karl Marx, era preciso derrubar a superestrutura (o governo e os donos do poder político e econômico) pelas classes mais baixas, buscando alcançar o modelo comunista de igualdade entra classes e o fim da exploração do assalariado.

Espero ter ajudado!

lolinha31: ajudou muito
angieghosty: =)
Respondido por faguiarsantos
0

Quando karl marx identifica que a desigualdade de classes determina todas as demais desigualdades e resulta da opressão dos que possuem a propriedade dos meios de produção sobre os que não a possuem, ele esta abordando a questão da estratificação social nas sociedades:

d. capitalistas

Segundo Karl Marx, a divisão do trabalho e os papéis desempenhados pelos grupos sociais no modo de produção em uma sociedade definem a divisão dessa mesma sociedade em classes.

  • Para Marx em toda sociedade as relações produtivas determinam uma divisão entre um grupo dominante e um grupo dominado, ou seja, a divisão da sociedade em classes antagônicas.

  • Essas classes, na sociedade capitalista, estão representadar pelos donos dos meios de produção e pelos donos da força de trabalho.

  • Os donos dos meios de produção representam a classe dominante.

  • Os donos da força de trabalho representam a classe dominada (proletários).

Na sua análise crítica ao Capitalismo, Marx destacou que a divisão da produção entre os donos dos meios de produção e os donos da força de trabalho fez surgir na sociedade dois grupos sociais - o grupo dominante, representado pela burguesia, e o grupo dominado, representado pelo proletariado.

Para Marx, com a Revolução Industrial e o consequente estabelecimento do modo de produção capitalista, o trabalhador , que antes produzia para o seu próprio sustento, distancia-se da mercadoria, em razão da divisão do trabalho, e passa a ter apenas a sua força de trabalho para vender em troca de um salário.

Alguns Conceitos Fundamentais Estabelecidos por Karl Marx -

  1. Alienação do Trabalho ⇒ Segundo Marx, a intensa especialização afastou o trabalhador da mercadoria final, pois este perdeu o conhecimento de todas as etapas produtivas e passou a desempenhar apenas uma etapa da produção. Por isso, na visão de Marx o trabalho, no Capitalismo, é alienado.
  2. A infraestrutura ⇒ Constitui-se nas relações econômicas, no modo de produção vigente na sociedade. Essa seria a base determinante de todas as relações que existem na sociedade.
  3. A superestrutura ⇒ formada pelas esferas política, jurídica e religiosa e seria determinada pela infraestrutura. Segundo Marx, as relações políticas e jurídicas serviriam para justificar e consolidar a posição da classe dominante.
  4. Luta de Classes ⇒ A constante luta entre a classe dominante e a classe dominada é o que provoca as transformações históricas, de acordo com Marx.
  5. Materialismo Dialético ⇒ Ele usou a dialética para entender e demonstrar as contradições internas da sociedade dividida em classes.

Outro conceito fundamental para a compreensão do pensamento Marxista é o da Mais-Valia, que representaria a diferença entre o valor real do trabalho e o valor do salário pago aos trabalhadores.

De acordo com a análise que Karl Marx estabelece sobre o trabalho assalariado, este estaria associado a uma venda da força de trabalho com a finalidade de subsistência.

Todo o pensamento marxista foi formulado com base na análise que ele estabeleceu das sociedades capitalistas formadas após a Revolução Industrial.

Assim, podemos afirmar que quando karl marx identifica que a desigualdade de classes determina todas as demais desigualdades e resulta da opressão dos que possuem a propriedade dos meios de produção sobre os que não a possuem, ele esta abordando a questão da estratificação social nas sociedades capitalistas.

Saiba mais em,

  • Oque são classes sociais segundo Karl Marx? ⇒ https://brainly.com.br/tarefa/3087542
  • O que e trabalho assalariado segundo marx? ⇒ https://brainly.com.br/tarefa/19407951
  • Como Karl Marx definiu as bases para a compreensão do objeto de estudo da sociologia? ⇒ https://brainly.com.br/tarefa/16635427

Matéria - História

Nível - Ensino Médio

Perguntas interessantes