Português, perguntado por ayllagama, 1 ano atrás

Quando Iracema repousa, a natureza torna-se sua cúmplice. Explique no caderno como se dá essa integração perfeita entre o ser humano e a natureza no trecho lido.

Soluções para a tarefa

Respondido por VHGR
156
Iracema dos lábios de mel, nativa da tribo dos tabajaras. Esse trecho nada mais é do que uma forma de José de Alencar usar a escola do Romantismo em apenas uma frase. Ele enaltece a natureza, a valoriza tanto, que esta torna-se amiga e cúmplice de Iracema. Se ela repousa, a natureza estará ao lado para cuidar dela, não deixar que nenhum perigo venha a ela. As duas são amigas íntimas, a natureza e a índia. Iracema desta maneira também é valorizada, de modo a fazer par com a natureza, outra característica do romantismo remetendo à colonização, que é a valorização do nativo, do índio.

Alencar faz a partir destes dois aspectos o contexto histórico se evidenciar. O romantismo no período colonial, de uma índia, com um português, Martin.


Respondido por huglobo3p4f13p
25

Resposta: A sombra da oiticica a protege; os ramos da acácia deixam cair flores sobre Iracema; os pássaros suavizam o canto.

Perguntas interessantes