Português, perguntado por Joaopaulo6583, 6 meses atrás

Quando imagens precisam de palavras
Galerias de fotos sem lógica e legendas sem informação são desserviço

1. ”Fotografar é escrever com a luz, diz uma das mais belas definições desse ofício. A assertiva torna-se ainda mais precisa quando se tem em mente o fotojornalismo. Desde a primeira versão do Manual da Folha, em 1984, o jornal denomina os profissionais da imagem de repórteres fotográficos. Produzem notícias e furos com a luz do seu trabalho.
2. A edição de fotos sem critérios claros e a identificação confusa de personagens de imagens publicadas são motivo de reclamações dos leitores. [...]
3. A editora de digital da Folha, Camila Marques Braga, explica que as galerias de fotos formam narrativas em imagens que podem contar uma história atemporal. ‘É uma forma de mídia digital que engaja bastante o leitor, faz com que permaneça mais tempo interagindo com o conteúdo e amplie o tempo de leitura.’
4. Em tese, a definição é clara. Na prática cotidiana, muitas das narrativas têm provocado mais ruído do que informação. Na semana passada, naveguei aleatoriamente pelo site. Não foi difícil levantar problemas.
5. Na reportagem sobre o crescimento da economia nacional no ano passado, há uma galeria com seis fotos sob o título ‘Entenda o desempenho do PIB de 2018’. Nenhuma das imagens se prestava àquilo que o título prometia. Eram fotos frias, antigas e sem identificação.
6. É certo que fotos ajudam a ganhar cliques importantes para a contabilidade de audiência eletrônica, mas, no caso, o leitor ganharia mais em informação se tivesse a seu dispor gráficos que explicassem o desempenho da economia.
7. A Folha precisa mudar urgentemente o modo como são tratadas essas galerias, dominadas por um automatismo antijornalístico e ineficiente.
8. Além da edição equivocada, a identificação dessas imagens é com frequência imprecisa, quando não errada ou inexistente. A ausência da data em que a foto foi feita pode até levar à compreensão errônea.
9. Como o Manual da Folha explica, ‘a legenda, ou descrição da foto, é um dos primeiros elementos de atração do interesse do leitor e merece tanto cuidado quanto os títulos’.
10. [...]
11. O tema desta coluna pode parecer a alguns apenas um blá-blá-blá técnico do fazer jornalístico. Trata-se enfim de hierarquização e precisão, qualidades jornalísticas essenciais. Em última instância, trata-se de credibilidade.”

Qual a critica feita pela ombudsman? *

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriela3946
0

Resposta:

que???? que é para fazer!????


Joaopaulo6583: Qual a critica feita pela ombudsman? *
Perguntas interessantes