História, perguntado por gabycarmoribeiro, 10 meses atrás

quando foi oficialmente criada a estrada de Paranapiacaba? Quais municipios cortam a estrada?

Soluções para a tarefa

Respondido por heloawolf
3

Resposta:

A história da vila está intimamente ligada à construção da linha e da estação ferroviária. Paranapiacaba surgiu inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, estrada de ferro que fazia o transporte de cargas e passageiros entre o interior, a capital e o litoral paulista, em Santos. Em 1860, eram iniciadas a construção dos primeiras edificações na vila, entre elas o pátio de operações do funicular, oficinas e salas administrativas da estrada de ferro inglesa.

A primeira estação de Paranapiacaba, chamada de estação do Alto da Serra, foi inaugurada pela São Paulo Railway em 1867.

A primeira estação de Paranapiacaba, chamada de estação do Alto da Serra, foi inaugurada pela São Paulo Railway em 1867.No ano de 1898, é erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha como característica principal o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina, comum nessa região serrana.

Com o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à forte demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por cinco planos inclinados e cinco patamares, criando um novo funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam onze túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçagüera no município de Cubatão. O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.

por farvo curta

Me sigar,se puder

Espero Ter lhe ajudado

Respondido por matias04
2
Amanhã eu te explico
Perguntas interessantes