História, perguntado por juninho2116, 9 meses atrás

quando foi o apogeu do rei Luís XIV

Soluções para a tarefa

Respondido por an31n
1

Resposta:

Explicação:Luís XIV, o apogeu do absolutismo na França. Na França, a centralização do poder nas mãos do rei foi um processo lento e gradual, que evoluiu em direção ao absolutismo. O auge do absolutismo francês se deu no reinado de Luís XIV (1643-1715), que, por sua conduta à frente do governo, ficou conhecido como Rei Sol.

Respondido por gmarcone422
0

Resposta:

Na França, a centralização do poder nas mãos do rei foi um processo lento e gradual, que evoluiu em direção ao absolutismo. O auge do absolutismo francês se deu no reinado de Luís XIV (1643-1715), que, por sua conduta à frente do governo, ficou conhecido como Rei Sol.

Luís XIV tinha 5 anos incompletos quando seu pai faleceu. Diante disso sua mãe confiou a direção do reino da França a um político experiente, o cardeal Mazzarino. Na época, a França estava envolvida na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), conflito europeu motivado por intensa rivalidade entre católicos e protestantes e por ambições territoriais. Para arcar com os custos da guerra, o cardeal Mazzarino criou impostos, aumentou os já existentes (atingindo indivíduos de todos os grupos sociais) elevou os preços dos cargos públicos que a monarquia francesa vendia para cobrir as despesas da família real e dos nobres que viviam na corte.

Esta política impopular do cardeal Mazzarino foi adotada numa época em que o desemprego, fome e doenças se alastraram pela França. Em conseqüência, explodiram revoltas, que contaram com a participação de vários grupos sociais, inclusive setores da nobreza. Estas revoltas, conhecidas como Frondas, foram duramente reprimidas pela monarquia absolutista, que, com isto, saiu ainda mais fortalecida.

Em 1661, com a morte do cardeal Mazzarino, Luís XIV assumiu, ele próprio, a chefia do governo. No poder, o Rei Sol exigia dos seus súditos total obediência e lealdade, fiscalizava com rigor a execução de suas ordens e ocupava-se pessoalmente dos assuntos ligados ao governo. Enfim, ele agia de acordo com a frase atribuída a ele: “O Estado sou eu”. Por isso é considerado o melhor exemplo de soberano absolutista.

Perguntas interessantes