História, perguntado por rayssabscheuerp8qaqv, 1 ano atrás

Quando foi adotada a periodização da história estudada ainda hoje no século XXI?

Soluções para a tarefa

Respondido por pabloluizmartip8mac6
1

★Calendário Cristão a.C./d.C.

★esquema dos períodos históricos

A história, em uma definição rápida, é uma ciência humana baseada na investigação e estudo de acontecimentos passados. Para facilitar esse estudo, foi feita uma periodização (divisão cronológica) das atividades humanas. Essas frações são conhecidas como Períodos, Épocas ou Idades e o modelo mais conhecido, apesar de ser muito criticado atualmente, é a Periodização Clássica da História, que por ser eurocêntrica, pontua seus períodos em acontecimentos do Velho Continente (Europa).

Calendário Cristão a.C./d.C.        A principal divisão separou em dois períodos: Pré-história e História. O marco temporal entre elas foi o surgimento da escrita, período impreciso, mas baseado na escrita cuneiforme (feita em argila) inventada pelo povo mesopotâmico (Sumérios) por volta de 4000 a.C. (antes de Cristo). 

esquema dos períodos históricos
Pré-história (origem do homem até aprox. 4.000 a. C.) – essa denominação foi adotada durante o século XIX (1851), pois se acreditava que a história só poderia ser estudada se estivesse escrita pela sociedade em estudo, pois era considerada a única fonte segura de registro. Esse período é subdivido em três outras épocas (Idades): 

Paleolítico (origem do homem até 10.000 a.C.) – é o período mais antigo e distante do homem e teve a duração aproximada de três milhões de anos. Também é conhecida por Idade da Pedra Lascada, pois o homem manuseava apenas objetos prontos como pedras lascadas, dentes e ossos de animais. Essa sociedade era constituída por um bando nômade a procura da sobrevivência, através da subsistência da caça, pesca e colheita de frutas encontrados na natureza, além de abrigos em cavernas e outras coberturas naturais. Eis então a origem do termo Homem das Cavernas. Foi nessa idade que o homem descobriu e dominou o fogo, essencial para sua sobrevivência e evolução. 
Neolítico (10.000 a.C. a 5.000 a.C.) - essa Idade é conhecida também por Idade da Pedra Polida devido à habilidade que os homens adquiriram em polir as pedras para fabricar instrumentos. Porém essa não foi a única habilidade aprendida, eles também passaram a dominar animais selvagens (domesticar) e agricultura básica. Isso possibilitou maior estabilidade ao então homem nômade, que passou a se dedicar mais a uma área e produzir nela seus abrigos. 
Idade dos Metais (5.000 a.C. a 4.000 a.C.) – foi a última era pré-histórica e, como a própria definição diz, foi marcada pelo manuseio de metais como cobre (sua mistura com estanho que gerou o bronze) e o ferro. Esse período foi marcado também pelo aparecimento das primeiras civilizações: o Egito e Mesopotâmia.

Era Histórica (4.000 a.C. até os dias atuais) – essa Era é subdividida em outros quatro períodos menores, que tem como marco inicial o domínio da escrita pelas civilizações, passa por fatos marcantes do continente europeu e nos remete aos dias de hoje.

Idade Antiga (4.000 a.C. até 476 d.C.) – esse é o primeiro período dos tempos escritos, é focado no estudo das primeiras civilizações (Egito, Mesopotâmia e Fenícia) e das civilizações clássicas como Roma e Grécia. Seu marco final foi pontuado na queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C.fig 03 - feudalismo na EuropaIdade Média (476 até 1453) – esse período foi marcado por confrontos no Mar Mediterrâneo, pelo modo de produção feudal e Peste Negra na sociedade europeia, assim como o domínio e expansão da Igreja católica com suas Cruzadas. Esse período terminou em 1453, com a conquista de Constantinopla pelos turcos Otomanos, fato esse conhecido como a queda do Império Romano do Oriente (Império Bizantino). Alguns historiadores costumam chamar essa era de Idade das Trevas (devido a estagnação da sociedade) ou até mesmo dividí-la em Alta e Baixa Idade Média. 

Idade Moderna (1453 até 1789) – esse período foi marcado pelas atividades europeias ultramarinas, pelo colonialismo no continente americano, pela expansão cultural (Renascimento) e por ser o embrião da Imprensa e do Capitalismo. Seu desfecho ocorre com a Revolução Francesa.fig 04 - Pintura símbolo da Revolução Francesa (Delacroix,1830)Idade Contemporânea (1789 até o presente) – período em andamento, mas já muito marcado por conflitos bélicos, como por exemplo as duas Guerras Mundiais, Guerra Fria e a Jihad (islâmica). 
Anexos:
Perguntas interessantes